Brasil

O que abre e fecha no Ano Novo em São Paulo

Bancos fecham nesta sexta, dia 31, enquanto metrô segue operando normalmente; Defesa Civil atende por meio de telefone de emergência

O que abre e fecha em São Paulo no Ano Novo (SAP/Divulgação)

O que abre e fecha em São Paulo no Ano Novo (SAP/Divulgação)

AB

Agência Brasil

Publicado em 31 de dezembro de 2021 às 13h16.

Com o feriado de Ano Novo, diversos serviços em São Paulo têm horários de funcionamento alterados nesta sexta-feira (31) e no sábado (1º). Confira:

A Secretaria de Estado da Saúde informou que os hospitais estaduais manterão o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

Na sexta-feira, serão mantidos os atendimentos nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), à exceção das unidades Casa Branca e Jardim dos Prados, que não terão expediente.

As unidades da Farmácia Dose Certa não têm expediente nem na véspera nem no feriado do réveillon. As Farmácias de Medicamentos Especializados (FME), conhecidas popularmente como de “alto custo” também suspenderam o atendimento. A farmácia localizada no Hospital Estadual de Bauru funciona hoje, mas fecha amanhã.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo informou que hospitais, prontos-socorros, Hospitais Dia 24 horas, Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24h e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionarão normalmente, de forma ininterrupta.

As unidades AMAs 12h, com atendimento de segunda a sábado, atenderão das 7h às 19h durante as festas de final de ano. As AMAs/UBSs Integradas com atendimento de segunda a sábado funcionarão nos dias 31 e 1º de janeiro, das 7h às 19h, apenas com pronto atendimento.

Os Centros de Atenção Psicossocial III (Caps III) que atendem 24h funcionarão apenas com demandas internas e não estarão abertos ao público. Já o Caps AD IV Redenção estará aberto ao público durante o período de fim de ano.

As Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis) não abrirão as portas. Os Ambulatórios de Especialidades (AE) e a Rede Municipal Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids também estarão fechadas no ponto facultativo e feriado.

As unidades AMAs Especialidades, Ambulatórios de Especialidade (AE) e os Hospitais Dia, que abrem de segunda-feira a sábado, não atenderão nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

A vacinação contra a covid-19 na cidade de São Paulo fica suspensa hoje e amanhã e retoma no domingo (2).

Os hospitais veterinários das zonas norte, leste e sul da capital abrem apenas para atendimentos de urgências hoje, das 7h às 12h. O atendimento retorna na segunda-feira (3).

Poupatempo

Os postos do Poupatempo em todo o estado estarão fechados. As unidades reabrem em horário normal a partir de segunda-feira.

O atendimento presencial é realizado mediante agendamento prévio de data e horário, pelo portal, aplicativo Poupatempo Digital ou totens de autoatendimento.

O Poupatempo oferece cerca de 170 serviços eletrônicos, que podem ser feitos 24 horas por dia, sete dias por semana, como a renovação de CNH, emissão do Atestado de Antecedentes Criminais, consulta de IPVA, carteira de vacinação digital contra a covid-19, entre outros.

CPTM, Metrô e EMTU

As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) não terão operação comercial com horário estendido neste fim de ano.

CPTM - todas as linhas da CPTM operam com intervalos habituais de um dia útil, nesta sexta-feira. Amanhã e domingo, a programação será equivalente à de um domingo, com intervalos médios de até 35 minutos. A Linha 13-Jade opera com 20 minutos de intervalo entre os trens todos os dias.

EMTU - As linhas intermunicipais da EMTU/SP nas cinco regiões metropolitanas do estado operam com programação horária diferenciada de hoje a domingo, ou seja, com as partidas seguindo os horários de domingo.

Metrô – O estado informou que as linhas gerenciadas pelo Metrô de São Paulo (1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata) e pelas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade (Linha 4-Amarela e 5-Lilás, respectivamente) não terão alterações, operando todos os dias das 4h40 às 00h, com frota de trens e intervalos normais para um dia útil.

Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas convencionais e também elétricas de tamanho semelhante ao das convencionais no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque de bicicletas no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Ônibus municipal

A SPTrans informou que a circulação dos ônibus neste dia 31 será com 100% da frota operacional em relação aos dias úteis. Já no dia 1° de janeiro, a frota será equivalente à de um domingo.

O atendimento nos postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes será das 6h às 19h. Já as lojas Augusta, Metrô Jabaquara e Santana estarão fechadas. Nesses dois dias, o Posto Central da SPTrans permanecerá fechado.

Também o Posto de Apoio à Mulher, localizado no mezanino do Terminal Sacomã, está fechado hoje. O atendimento será retomado na segunda-feira às 8h.

Um dos serviços mais procurados nos postos de atendimento, que é a recarga do bilhete, pode ser realizada por meio de aplicativos. A lista com os aplicativos credenciados para a venda de crédito do Bilhete Único está disponível no site. Após a compra dos créditos, o usuário deve recarregar o cartão nas máquinas automáticas ou nos validadores no interior dos coletivos.

Sabesp

A Central de Atendimento Telefônico da Sabesp (0800 055 0195) funciona hoje até meio dia. Amanhã o atendimento está suspenso. Para serviços emergenciais, o número de telefone 195 funcionará 24 horas, todos os dias.

Na Agência Virtual e no Sabesp Fácil o atendimento será 24 horas, todos os dias, pelo site. É possível informar vazamentos e consultar informações sobre contas, entre outros serviços.

Nas Agências, Quiosques Presenciais e no Atendimento online não haverá expediente. A Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482) oferece atendimento nesta sexta-feira até meio-dia. Amanhã não haverá expediente.

Na Ouvidoria não haverá atendimento telefônico hoje.

Defesa Civil do Estado

A Defesa Civil do Estado ficará à disposição durante os feriados de fim de ano por meio do Núcleo de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193 8888.

Bom Prato

As 60 unidades do Bom Prato servirão café da manhã e almoço hoje. Amanhã estarão abertas para almoço as unidades Brás, Guaianazes, Lapa, São Mateus. No domingo, somente a unidade Campos Elísios vai funcionar. As unidades retomam o atendimento normal a partir de segunda-feira.

Limpeza Urbana

O serviço de varrição da prefeitura de São Paulo será interrompido hoje às 19h e retomado amanhã, às 22h. Já o serviço de coleta domiciliar será interrompido por 24h, a partir das 18h desta sexta-feira.

A recomendação é que os cidadãos evitem colocar os resíduos nas vias públicas até a próxima passagem regular das equipes de limpeza. As concessionárias deverão manter equipes de apoio de prontidão para atuar em caso de eventos de emergência, como fortes chuvas.

A coleta de grandes geradores de materiais de saúde (como hospitais e UBSs) seguirá com a programação normal. Nos pequenos geradores (como clínicas e farmácias), a prefeitura informou que a coleta não é realizada em feriados.

Bancos

Os bancos e instituições financeiras estão fechados para atendimento ao público nesta sexta-feira.

As pessoas poderão utilizar os meios eletrônicos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras. Os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no próximo dia útil.

Correios

Não haverá atendimento na rede de agências dos Correios e na Central de Atendimento (CAC) na véspera e no feriado. A empresa informou que o Fale Conosco no site vai receber mensagens no período, mas as respostas só voltam a ser tratadas a partir do dia 3.

Acompanhe tudo sobre:ano-novoMetrô de São Paulosao-paulo

Mais de Brasil

São Paulo tem 88 mil imóveis que estão sem luz desde ontem; novo temporal causa alagamentos

Planejamento, 'núcleo duro' do MDB e espaço para o PL: o que muda no novo secretariado de Nunes

Lula lamenta acidente que deixou ao menos 38 mortos em Minas Gerais: 'Governo federal à disposição'

Acidente de ônibus deixa 38 mortos em Minas Gerais