Linha de ônibus que liga a Cidade Universitária à estação Butantã do metrô de São Paulo (Francisco Emolo/Jornal da USP/Divulgação)
Valéria Bretas
Publicado em 1 de agosto de 2017 às 11h31.
Última atualização em 1 de agosto de 2017 às 11h38.
São Paulo – A partir desta terça-feira (1) entra em vigor a redução das cotas gratuitas de passagem de ônibus para alunos da rede pública da capital paulista. A mudança foi anunciada pela prefeitura de São Paulo no dia 8 de julho.
Pela nova regra, estudantes com direito ao passe livre no transporte público da cidade receberão 24 cotas por mês. Uma cota é equivalente a até quatro embarques em um período de duas horas.
Antes da regulamentação, o passe livre estudantil permitia oito embarques por dia em até 24 horas – o que rendia 48 cotas por mês. Em outras palavras, a gratuidade podia ser utilizada para deslocamentos extras, como ir ao trabalho.
Com a nova regra, os alunos poderão fazer uma viagem para ir à escola – com a possibilidade de usar até quatro ônibus diferentes – e uma para voltar para casa, com mais quatro viagens em até duas horas.
De acordo com a SPTrans, a expectativa da prefeitura é economizar R$ 70 milhões com a medida até o final do ano, "que serão destinados à educação propriamente dita".