Brasil

Relator das contas de Dilma pode ser investigado por fraude

MPF e PF encontraram indícios de que Augusto Nardes era um dos destinatários de repasses de empresa investigada na Operação Zelotes


	Augusto Nardes: até 2005, ministro do TCU foi sócio de uma empresa investigada na Operação Zelotes
 (EXAME.com)

Augusto Nardes: até 2005, ministro do TCU foi sócio de uma empresa investigada na Operação Zelotes (EXAME.com)

Rita Azevedo

Rita Azevedo

Publicado em 7 de outubro de 2015 às 11h16.

São Paulo – O ministro Augusto Nardes – relator das contas de Dilma Rousseff no Tribunal de Contas da União (TCU) – pode ter recebido 1,65 milhão de reais num esquema de anulação de dívidas fiscais de empresas.

O Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) encontraram indícios destes repasses, de acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo, e encaminharam o relatório à Procuradoria Geral da República, que irá decidir sobre o prosseguimento das investigações.

As suspeitas

Até 2005, Nardes era sócio da empresa Planalto Soluções e Negócios, registrada e comandada por seu sobrinho Carlos Juliano Nardes. 

A Planalto Soluções e Negócios é investigada na Operação Zelotes,  responsável por apurar um suspeito esquema de compra de decisões do Conselho Administrativo de Recursos (Carf) – órgão do Ministério da Fazenda que julga recursos de multas da Receita Federal. 

De acordo com os investigadores, Nardes e o sobrinho receberam pagamentos de outra empresa investigada, a SGR Consultoria - que teria corrompido conselheiros do Carf para anular multas.

O motivo para os pagamentos ainda é desconhecido. A suspeita é de que a empresa de Nardes tenha recebido para aproximar a SGR do grupo de comunicação RBS, que teria problemas com a Receita Federal. 

Ao jornal Folha de S.Paulo, o ministro do TCU e o sobrinho dele disseram desconhecer os pagamentos e negaram qualquer irregularidade.

Acompanhe tudo sobre:FraudesPolícia Federalreceita-federalTCU

Mais de Brasil

Inmet emite alerta de 'grande perigo' enquanto chuva atinge 18 estados; veja previsão

Após sucesso de ‘Ainda Estou Aqui’, Lula cria Prêmio Eunice Paiva de Defesa da Democracia

Coalizão lança manifesto assinado por mais de 60 entidades contra decisão de Zuckerberg sobre Meta

Ministro da Defesa reforça apoio às investigações do 8/1: ‘Essa será a grande festa’