Brasil

Médicos vão "enterrar” Dilma e ministros em dia de protestos

Em todo o Brasil, estão marcadas para hoje manifestações de médicos contra as últimas medidas do governo Dilma. A maior, em São Paulo, promete “cortejo fúnebre”

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de julho de 2013 às 10h22.

São Paulo – As decisões anunciadas pelo governo na semana passada azedaram completamente a relação entre médicos e a presidente Dilma Rousseff. A prova é que, dentre as manifestações marcadas para hoje em todo o país, está o "enterro" da presidente e de dois ministros relacionados às novas medidas.

Não são poucas as leis e ações do governo que estão na raiz dos protestos que devem ocorrer nesta terça-feira. Entre elas, o veto da presidente Dilma Rousseff a artigos importantes da lei conhecida como “Ato Médico”, a decisão de obrigar formandos de medicina a atuar por dois anos no sistema público de saúde, apresentada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e a proposta de trazer médicos estrangeiros sem revalidação de diploma para atuar em áreas isoladas, defendida pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. 

Associações de médicos marcaram manifestações em todo o país. Em São Paulo, a partir das 16h, os médicos deverão se concentrar próximos ao Conselho Regional de Medicina (Cremesp), na Consolação, e seguirão até a praça Roosevelt, no Centro. Os organizadores prometem um “cortejo fúnebre” com caixões representando Dilma Rousseff, Mercadante e Padilha. Ação semelhante já foi feita em Brasília.

Antes do protesto, porém, as entidades médicas devem anunciar medidas jurídicas contra as decisões do governo. Segundo o presidente do Cremesp, Renato Azevedo, a ação mais provável de ser tomada será uma “ação direta de inconstitucionalidade”. 

“Vamos atuar junto ao Congresso Nacional para derrubar o veto da presidente”, disse Azevedo em entrevista a EXAME.com. “E vamos continuar mobilizando politicamente os médicos do Brasil inteiro para protestar”, afirmou.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilGoverno DilmaMedicinaMédicosSaúde no BrasilSUS

Mais de Brasil

André Mendonça autoriza transferência de Vorcaro para Superintendência da PF em Brasília

Após assembleia, caminhoneiros desistem de greve nacional, dizem lideranças

Lula diz que Haddad é o ministro 'mais exitoso da história' e faz críticas a Tarcísio de Freitas

NASA planeja impulsionar SpaceX nas missões lunares — mas decisão pode ser golpe para a Boeing