Brasil

Norte tem menos de 3% de entidades sem fins lucrativos

Das 14.791 organizações contabilizadas pelo IBGE, só 423 (2,9%) exercem alguma atividade nos seis estados do Norte, enquanto 7.685 (52%) estão no Sudeste

Instalações do Instituto Alberto de Moura. A ONG, em parceria com a rede municipal de ensino, atende crianças em contexto de pobreza (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Instalações do Instituto Alberto de Moura. A ONG, em parceria com a rede municipal de ensino, atende crianças em contexto de pobreza (Antonio Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2014 às 13h22.

Rio de Janeiro - Menos de 3% das entidades de assistência social sem fins lucrativos ativas do país atuam na Região Norte, divulgou hoje (26) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, na Pesquisa de Entidades de Assistência Social (Peas) 2013.

Das 14.791 organizações contabilizadas, só 423 (2,9%) exercem alguma atividade nos seis estados do Norte, enquanto 7.685 (52%) estão no Sudeste.

O Sul é a segunda região do país com mais organizações em atividade: são 3.681 entidades, o que equivale a 24,9% do total. O Nordeste vem em seguida, com 1.967 (13,3%) e o Centro-Oeste tem 1.035 (7%) das entidades sem fins lucrativos.

O Pará foi o único estado da Região Norte a ter entidades nas oito áreas de atuação conferidas pela pesquisa: assistência social, educação, saúde, religião, habilitação/reabilitação, direitos humanos, cultura e esporte.

O Acre foi o único, além do Pará, que contava com entidades na área de saúde, entretanto não havia nenhuma que atuasse em habilitação/reabilitação.

O Tocantins, por outro lado, contava com entidades nessa área, além das que se dedicam à assistência social, que foram registradas em todos os estados.

O Amazonas não contava com representantes de educação, saúde, religião, direitos humanos e outras.

Em Roraima, além de assistência social, havia entidades atuando nos setores de cultura e esporte. O Amapá tinha também religião e outras, e Rondônia, habilitação/reabilitação, direitos humanos e outras.

No Norte do país, 8% das entidades têm como público-alvo os povos de comunidades tradicionais - abaixo da média nacional, de 8,3%. No Sudeste, essa porcentagem chega a 35,3%.

Acompanhe tudo sobre:EstatísticasIBGERegião Norte

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdemar