Brasil

Nomes da Lava Jato serão conhecidos no início da noite

Nomes dos políticos que serão investigados por possível envolvimento no esquema de corrupção deflagrado na Lava Jato serão conhecidos no início da noite de hoje


	O ministro do STF, Teori Zavascki: as assessores de Zavascki ainda trabalham nos últimos detalhes da decisão para autorizar abertura de inquérito
 (José Cruz/ Agência Brasil)

O ministro do STF, Teori Zavascki: as assessores de Zavascki ainda trabalham nos últimos detalhes da decisão para autorizar abertura de inquérito (José Cruz/ Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de março de 2015 às 16h19.

Brasília - Os nomes dos políticos que serão investigados por possível envolvimento no esquema de corrupção deflagrado na Operação Lava Jato serão conhecidos no início da noite desta sexta-feira, 6.

Os assessores do ministro Teori Zavascki, relator dos casos no Supremo Tribunal Federal (STF), ainda trabalham nos últimos detalhes da decisão para autorizar abertura de inquérito, arquivamentos e retirada do sigilo do material.

A previsão é de que ao menos os nomes dos investigados sejam conhecidos após as 18 horas. As peças elaboradas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) devem se tornar públicas ao longo da noite.

Os pedidos de investigação são baseados nas delações do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.

Os delatores citaram o envolvimento de parlamentares de cinco partidos: PT, PMDB, PP, PSDB e PSB.

No total, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a investigação de 54 pessoas com ou sem foro especial perante o STF - aproximadamente 45 desses nomes são de deputados e senadores com mandato.

Já se sabe que estão na lista de futuros investigados os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), além dos senadores Lindbergh Farias (PT-RJ), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Romero Jucá (PMDB-RR), Edison Lobão (PMDB-MA) e Fernando Collor (PTB-AL).

As citações ao senador senador Aécio Neves (PSDB-MG) e ao ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) estão entre os pedidos de arquivamento.

Acompanhe tudo sobre:Operação Lava JatoSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Câmara aprova auxílio emergencial de R$ 600 mensais para vítimas das chuvas em MG

Vorcaro e Zettel são transferidos para penitenciária no interior de São Paulo

Geraldo Alckmin confirma que deixará o MDIC no dia 4 de abril

Lula agradece a Câmara pela aprovação da PEC da Segurança: 'Combate mais firme do crime organizado'