MELHORES E MAIORES 50 anos: no ano da inflação a 415%, a população foi apresentada ao plano Bresser e à URP
Em 1987, os brasileiros voltaram a conviver com o congelamento de preços e o governo anunciou a suspensão dos pagamentos da dívida externa
Redação Exame
Publicado em 11 de julho de 2023 às 14h59.
Última atualização em 15 de agosto de 2023 às 15h33.
No acumulado de 1987,a inflação brasileira chegou a 415,83%. Na tentativa de contê-la, o governo de José Sarney anunciou mais um plano econômico em junho, o Bresser. Este previa congelamento de preços e de salários por noventa dias. Após esse período, o plano estipulava a fase da flexibilização, com reajustes mensais para preços e salários.
Daí a criação da célebre URP (Unidade de Referência de Preços), um indexador salarial. Dois meses antes, Dilson Funaro deixou o comando do Ministério da Fazenda e quem assumiu o lugar dele foi Luiz Carlos Bresser Gonçalves Pereira.
- CVM autoriza OPA da Alliança Saúde (AALR3), ex-Alliar
- Tem um pedacinho do Nubank? Chegou a hora de escolher o que fazer com seu BDR
- Lançamentos do Prime Video em julho de 2023: veja os filmes e as séries
- Itaúsa (ITSA4) rescinde acordo com XP e prevê efeito positivo de R$ 860 milhões em balanço
- BYD anuncia mais detalhes de nova fábrica na Bahia
- Primeiro-ministro da Holanda anuncia saída da política após próximas eleições
Leia também: Do copo ao app: a mudança da Ambev de indústria para plataforma de marcas e tecnologia
Não foram as únicas reviravoltas da economia brasileira naquele ano. Em fevereiro, o governo anunciou a suspensão dos pagamentos da dívida externa brasileira.Em 19 de outubro, uma segunda-feira, o índice Dow Jones caiu 22% e deixou o mundo inteiro em pânico.
Consequentemente, bancos ficaram sem dinheiro para compensar saques e precisaram ser socorridos pelos bancos centrais, enquanto os investidores do mundo enfrentavam dias de desespero.
Pouco antes, a Rhodia, vencedora do anuário Melhores e Maiores de 1987, lançou a campanha “Você Fala, a Rhodia escuta”, que revolucionou o relacionamento entre as empresas e os consumidores. Com a iniciativa, a empresa se aproximou do cliente final, disponibilizando um telefone de contato para esclarecer dúvidas, receber críticas e sugestões.
O número constava nas etiquetas das roupas feitas com fios da Rhodia. Na mesma época, a companhia criou o primeiro posto de ombudsman industrial do Brasil.
A Rhodia foi fundada em 1919 como uma filial brasileira do então grupo francês Rhône-Poulenc. Localizada em Santo André (SP), fabricava produtos farmacêuticos e químicos como o célebre lança-perfume. Com o passar dos anos, foi diversificando o leque de químicos e medicamentos.
E passou a apostar em tecnologias que ainda não estavam disponíveis no País, aplicadas em cremes, pomadas e comprimidos. Em 2011, a Rhodia se fundiu ao Grupo Solvay, dando origem a uma multinacional que é líder em especialidades químicas e materiais avançados. A marca Rhodia é mantida apenas no Brasil.