Brasil

Nível de reservatórios cai a 31,5% no centro-oeste e sudeste

Na semana passada, o nível dos reservatórios estava em 32,60% e, segundo o ONS, estarão 30,3% da capacidade de armazenamento até o final do mês


	Seca na Represa do Jaguari, em Vargem: haverá chuva fraca nas bacias de São Paulo
 (Luiz Augusto Daidone/Prefeitura de Vargem)

Seca na Represa do Jaguari, em Vargem: haverá chuva fraca nas bacias de São Paulo (Luiz Augusto Daidone/Prefeitura de Vargem)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de agosto de 2014 às 11h09.

São Paulo - O nível de armazenamento dos reservatórios das hidrelétricas no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o principal do país, estava em 31,50% no domingo, 24, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira, 25, pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Na semana passada, o nível dos reservatórios estava em 32,60%. O ONS prevê que, ao final deste mês, os reservatórios estejam com 30,3% da capacidade de armazenamento.

Na Região Nordeste, o indicador estava em 28,38% ontem, em queda na comparação com o patamar de 29,62% registrado uma semana antes. Até o final do mês, o índice de armazenamento dos sistemas na região deverá cair a 27%, conforme projeção do ONS.

O nível dos reservatórios na região Sul também continua a cair, reflexo do período de estiagem que perdura no Brasil até o mês de outubro. Ontem, a taxa de armazenamento era de 78,36%, contra 82,15% de uma semana antes. Já na Região Norte, o índice está em 71,03%, inferior aos 76,22% do domingo anterior.

Chuvas

Em relatório com comentários referentes à semana de 23 a 29 de agosto, o ONS destacou que há previsão de chuva fraca a moderada nas bacias dos rios Uruguai e Jacuí, e chuva fraca nas bacias dos rios Iguaçu, Paranapanema e Tietê. A afluência no país, contudo, será menos favorável do que na semana passada, aponta o operador.

A única exceção fica com o subsistema Sul, onde a previsão é de estabilidade de afluências em relação à semana anterior.

O ONS manteve em 85% da média de longo termo (MLT) a previsão de chuvas no subsistema Sudeste/Centro-Oeste no decorrer do mês de agosto. As projeções para as demais regiões, entretanto, foram reduzidas.

Na região Sul, a previsão de chuvas foi reduzida de 74% da MLT para 73% da MLT. No Nordeste, a redução foi de 56% da MLT para 55% da MLT. Já na região Norte, a estimativa oscilou de 77% da MLT para 75% da MLT.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaÁguaChuvasSecasHidrelétricas

Mais de Brasil

Brasil deve contratar R$ 180 bi de investimentos em rodovias em 2026

Quantas igrejas católicas existem no Brasil?

Fux suspende bloqueio de contas ativas de beneficiários do Bolsa Família em bets

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro para levar julgamento ao plenário