Brasil

Neymar e pai são investigados pela Receita e MP, diz revista

Suposta sonegação após transferência ao Barcelona pode levar a processo contra jogador e seu pai

Procurador considera que há indícios de que a contratação de Neymar tenha custado mais do que os 57 milhões de euros declarados ao fisco espanhol (Gerard Julien/AFP)

Procurador considera que há indícios de que a contratação de Neymar tenha custado mais do que os 57 milhões de euros declarados ao fisco espanhol (Gerard Julien/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de junho de 2015 às 11h20.

São Paulo — O jogador da seleção brasileira e do Barcelona Neymar, e seu pai, também Neymar, estão sendo investigados pela Receita Federal e pelo Ministério Público do Brasil, revela reportagem da revista Época publicada neste sábado.

De acordo com a revista, os bens de Neymar da Silva Santos Junior, o jogador, foram arrolados pela Receita exatos oito dias depois de sua apresentação no Barcelona.

O arrolamento de bens funciona como uma espécie de vigilância da Receita sobre o patrimônio de um cidadão. Significa que o órgão está de olho no que este cidadão possui por que ele pode ter cometido um crime fiscal.

Ainda de acordo com a revista, o Ministério Público Federal está investigando a conduta do jogador e de seu pai na transferência do atleta do Santos para o Barcelona. Uma denúncia criminal deve ser apresentada nesta semana contra Neymar pai.

Drible

A transferência do jogador levantou questões nos órgãos de controle financeiro da Espanha. Em 2013, Neymar foi contratado por 53 milhões de euros, mais ou menos um terço do que o Real Madrid havia oferecido.

Após investigações, o governo espanhol descobriu que o Barcelona havia feito uma manobra para fugir dos impostos. O clube teria desembolsado na verdade mais de 86 milhões de euros, mas parte foi paga a empresas do pai do jogador.

As descobertas culminaram com a renúncia do então presidente do Barcelona, Sandro Rosell.

Acompanhe tudo sobre:AtletasBarcelona (Espanha)CelebridadesEsportesFutebolJogadores de futebolNeymar

Mais de Brasil

Regulamentação da IA deve ser votada pelo Senado antes do recesso, diz Pacheco

Após decisão do STF, Lira cria comissão para analisar PEC das drogas na Câmara

Maconha vai ser legalizada no Brasil? Entenda a decisão do STF sobre a descriminalização da droga

Nova parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quarta-feira

Mais na Exame