Neve atinge Sul do Brasil; veja fotos e vídeos do fenômeno
A frente fria tem provocado chuvas, temperaturas abaixo de 0 ºC, granizo e neve, que também atinge a região Sudeste, mas em intensidade menor
Clara Cerioni
Publicado em 21 de agosto de 2020 às 09h15.
Última atualização em 21 de agosto de 2020 às 23h14.
Nevou no Sul do Brasil. Depois de passar por um ciclone-bomba, a região enfrenta agora uma forte massa de ar frio polar no inverno.
A frente fria tem provocado chuvas, temperaturas abaixo de 0 ºC, granizo eneve, que também atinge a região Sudeste, mas em intensidade menor.
Por volta das 5 horas da madrugada desta sexta-feira, 21 de agosto, o INMET registrava temperaturas negativas no Rio Grande do Sul , de -3,5ºC, e em Santa Catarina, de -8,4ºC. No Paraná, as temperaturas já chegam em 0°C.
Várias áreas da serra gaúcha e da serra catarinense registraramnevee chuva congelada, como São Francisco de Paula (RS), São Joaquim (SC), Nova Petrópolis (RS), Gramado (RS), São José dos Ausentes (RS) e Cambará do Sul (RS) e Canela (RS).
Esta é a terceira vez que a o frio ocorre em 2020, mas a primeira com essa proporção e intensidade. Segundo o Climatempo, "dificilmente o Brasil poderá experimentar outra onda de frio como esta ainda este ano".
A forte frente fria que entrou no Brasil também deixa o estado de São Paulo em alerta para frio intenso e chuva volumosa até domingo. A expectativa é que as temperaturas fiquem abaixo dos 10°C em praticamente todo o estado.
Há, ainda, a previsão de ressacano litoral de SP e sul do RJ, com ondas de até 3 metros de altura nas praias. Em mar aberto a altura das ondas fica por volta de 4 metros.
Veja fotos e vídeos
https://twitter.com/portiagomartins/status/1296572797473431559
(Com informações do Estadão Conteúdo)