Brasil

Negociação de aeroviários com empresas termina sem sucesso

A quinta rodada de negociação dos trabalhadores aeroviários e aeronautas com sindicato das empresas aéreas, feita na tarde de hoje, terminou sem sucesso


	Aviação: “não houve avanço nenhum", disse representante dos trabalhadores
 (SXC.Hu)

Aviação: “não houve avanço nenhum", disse representante dos trabalhadores (SXC.Hu)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de janeiro de 2015 às 19h22.

São Paulo - Terminou sem sucesso a quinta rodada de negociação dos trabalhadores aeroviários e aeronautas, representados pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da Central Única dos Trabalhadores, com o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea). A reunião foi feita na tarde de hoje (7) na sede do Snea, na capital paulista.

Em entrevista à Agência Brasil, o presidente da federação, Sérgio Dias, considerou a reunião “frustrante”. “Não houve avanço nenhum. As empresas mantiveram a proposta inicial, de não repassar nada de ganho real”, disse.

Segundo Dias, uma nova rodada de negociação foi agendada para a próxima segunda-feira (12), na sede do Sindicato Nacional dos Aeronautas, em São Paulo, a partir das 14h.

Na última rodada de negociação, ocorrida no dia 18 de dezembro, o Snea manteve o reajuste salarial de 6,33% que, segundo a federação, equivale apenas à reposição da inflação, sem ganho real.

A federação diz ainda que não houve avanço nos direitos sociais. Os trabalhadores pediam 11% de aumento salarial, mas hoje decidiram flexibilizar o aumento para 9%.

A data-base das categorias é 1º de dezembro e, segundo a federação, estão em campanha salarial cerca de 70 mil aeronautas (responsáveis pela segurança do voo dentro da aeronave tais como comissários, comandantes e copilotos) e aeroviários (responsáveis pela segurança do voo em solo) de todo o país.

A campanha salarial começou de forma unificada, envolvendo aeronautas e aeroviários, mas em determinado momento eles decidiram dividir a mesa. Hoje, no entanto, a campanha voltou a ser unificada.

“Dessa vez, reunificamos as mesas de negociação dos aeronautas e aeroviários. Vamos aguardar uma decisão definitiva das empresas. Caso isso não aconteça, novas assembleias vão ocorrer no dia 14 para deliberarmos sobre o que será feito”, explicou Dias, ressaltando que isso pode significar novas mobilizações das categorias.

Procurada pela Agência Brasil, a assessoria de imprensa do Snea disse que as negociações continuam e que uma nova rodada será feita na próxima segunda-feira (12).

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteSaláriosAviaçãoSindicatos

Mais de Brasil

Relator no TSE vota pela absolvição do senador Jorge Seif, acusado de abuso de poder econômico

Câmara aprova urgência de projeto que cria incentivos para instalação de data centers no Brasil

Crescimento anual de 20% nos gastos públicos exigirá ajuste fiscal, diz Mansueto

Novo aciona TSE contra Lula por desfile da Acadêmicos de Niterói