Brasil

Mujica anuncia viagem ao Brasil mas descarta ir ao Senado

"Lula me falou, sim, sobre o que é a política brasileira. A política no Brasil é feroz", afirmou José Mujica


	O presidente do Uruguai, José Mujica, se recusou a comparecer ao Senado brsileiro após polêmica sobre sua recente biografia autorizada
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

O presidente do Uruguai, José Mujica, se recusou a comparecer ao Senado brsileiro após polêmica sobre sua recente biografia autorizada (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de julho de 2015 às 14h37.

O ex-presidente do Uruguai José Mujica viajará em breve ao Brasil, mas descartou comparecer ao Senado brasileiro, depois de uma polêmica causada por sua recente biografia autorizada.

"Vou ao Brasil e vou a uma conferência com Lula dentro em pouco", declarou em entrevista ao programa "En Perspectiva", sem dar detalhes do compromisso.

"Uma ovelha negra no poder", a biografia autorizada de Mujica e escrita por Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz, lançada em maio passado, narra detalhes sobre uma conversa entre o líder uruguaio e o ex-presidente brasileiro em que Lula afirmou que, durante sua gestão, teve de "lidar com muitas coisas imorais e chantagens (...) e que essa era a única forma de governar o Brasil".

As declarações relacionadas ao escândalo do Mensalão ganhou repercussão na imprensa brasileira e, em junho, a Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou o pedido do senador Ronaldo Caiado (DEM) para convidar Mujica para falar sobre o tema.

Mujica já havia descartado falar ante o Congresso brasileiro, e nesta quinta-feira reiterou sua posição.

"Lula me falou, sim, sobre o que é a política brasileira. A política no Brasil é feroz", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaJosé MujicaLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresSenadoUruguai

Mais de Brasil

Escala 6x1: ministro de Lula vai receber Erika Hilton, que propôs PEC para reduzir jornada

Senado aprova autonomia na gestão financeira da PPSA, a estatal do pré-sal

Assassinato de delator do PCC é 'competência do estado', afirma Lewandowski

Alesp aprova proibição de celulares em escolas públicas e privadas de SP