Brasil

MP recorre contra cobrança de multas em faixas exclusivas

O decreto municipal cria a Rede de Faixas Olímpicas e Paralímpicas para uso de veículos credenciados pelo Comitê Rio 2016 durante eventos


	Olimpíada: o decreto municipal cria a Rede de Faixas Olímpicas e Paralímpicas para uso de veículos credenciados pelo Comitê Rio 2016 durante eventos
 (Getty Images)

Olimpíada: o decreto municipal cria a Rede de Faixas Olímpicas e Paralímpicas para uso de veículos credenciados pelo Comitê Rio 2016 durante eventos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de julho de 2016 às 17h18.

O Ministério Público do Rio de Janeiro entrou com ação civil pública para impedir que a prefeitura do Rio possa aplicar multas de R$ 1,5 mil a motoristas que trafegarem em faixas exclusivas especiais destinadas a veículos da Olimpíada e da Paralimpíada.

De acordo com a 6ª. Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania da Capital, o decreto que instituiu a penalidade é ilegal e inconstitucional.

O decreto municipal foi editado no dia 21 de junho e cria a Rede de Faixas Olímpicas e Paralímpicas para uso de veículos credenciados pelo Comitê Rio 2016 durante o período de abrangência dos eventos, entre 25 de julho até 18 de setembro de 2016.

O dispositivo estabelece em seu artigo 18 que sua aplicação não isenta os infratores das penalidades previstas no Código Brasileiro de Trânsito.

Prefeitura

A Promotoria de Cidadania afirmou que esse tipo de sanção não poderia ser imposto por meio de decreto e que a medida invade a competência constitucional da União para legislar. Acrescentou que o valor é superior em muito ao que é previsto em âmbito nacional para o mesmo tipo de infração (R$85,15), o que não é lícito.

“Embora seja lícita a instituição de condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias, mostra-se ilegal, abusiva e inconstitucional a instituição de multa diversa daquela prevista no Código de Trânsito”, destacou a ação.

A Agência Brasil entrou em contato com a prefeitura do Rio e aguarda posicionamento sobre a medida.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEsportesJogos ParalímpicosMetrópoles globaisOlimpíada 2016OlimpíadasRio de Janeiro

Mais de Brasil

Após sucesso de ‘Ainda Estou Aqui’, Lula cria Prêmio Eunice Paiva de Defesa da Democracia

Coalizão lança manifesto assinado por mais de 60 entidades contra decisão de Zuckerberg sobre Meta

Ministro da Defesa reforça apoio às investigações do 8/1: ‘Essa será a grande festa’