Brasil

MP acusa Haddad de enriquecimento ilícito por caixa 2, diz jornal

Ex-prefeito de SP é o provável substituto de Lula na cabeça da chapa do PT para a eleição presidencial caso o ex-presidente seja impedido de concorrer

Haddad: Ministério Público de São Paulo ingressou com ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de SP (Adriano Machado/Reuters)

Haddad: Ministério Público de São Paulo ingressou com ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de SP (Adriano Machado/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 28 de agosto de 2018 às 08h36.

Última atualização em 25 de fevereiro de 2019 às 16h25.

O Ministério Público de São Paulo ingressou com ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de São Paulo e candidato a vice-presidente na chapa do PT, Fernando Haddad, em que pede a condenação do petista por enriquecimento ilícito, segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo desta terça-feira.

De acordo com o Estadão, a promotoria afirma que Haddad "tinha pleno domínio" do pagamento de uma dívida da campanha de 2012 à Prefeitura de SP com recursos de caixa 2 da empreiteira UTC, o que configura enriquecimento ilícito segundo a Lei de Improbidade. Como Haddad era um dos responsáveis pelas contas de campanha, as dívidas estavam atreladas a ele, acrescentou o jornal.

O teor da ação de improbidade apresentada pelo Ministério Público paulista é semelhante ao de denúncia feita à Justiça Eleitoral em maio pela Promotoria Eleitoral contra Haddad por suposto caixa 2 na campanha de 2012, de acordo com o Estadão.

Haddad nega que tenha cometido irregularidades na campanha.

O ex-prefeito é o provável substituto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cabeça da chapa do PT para a eleição presidencial caso Lula seja impedido de concorrer com base na Lei da Ficha Limpa, uma vez que está preso desde abril por condenação em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá (SP).

Acompanhe tudo sobre:São Paulo capitalMinistério PúblicoFernando HaddadPrefeitosEleições 2018Caixa 2

Mais de Brasil

Relator no TSE vota pela absolvição do senador Jorge Seif, acusado de abuso de poder econômico

Câmara aprova urgência de projeto que cria incentivos para instalação de data centers no Brasil

Crescimento anual de 20% nos gastos públicos exigirá ajuste fiscal, diz Mansueto

Novo aciona TSE contra Lula por desfile da Acadêmicos de Niterói