Brasil

Movimentos prometem "Dia Internacional contra Copa" nesta 5ª

Movimentos contrários ao mundial agendaram para amanhã o "Dia Internacional de Lutas contra a Copa", com protestos previstos em várias cidades brasileiras e no exterior


	Protesto contra a Copa próximo ao Mané Garrincha, em Brasília: nesta 5ª, promessa é de mais atos em diversas cidades 
 (REUTERS/Ueslei Marcelin)

Protesto contra a Copa próximo ao Mané Garrincha, em Brasília: nesta 5ª, promessa é de mais atos em diversas cidades  (REUTERS/Ueslei Marcelin)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de maio de 2014 às 12h48.

São Paulo - Movimentos contrários à realização da Copa do Mundo no Brasil estão prometendo para esta quinta-feira o mais organizado ato contra o mundial desde a onda de manifestações de junho passado. Pelo menos 16 cidades brasileiras e outras fora do país podem ter protestos amanhã.

O dia está sendo divulgado como a "manifestação das manifestações", em um trocadilho com o slogan usado pela presidente Dilma Rousseff, "a Copa das Copas".

Estão envolvidos na organização o MTST (Movimento dos Trabalhadores sem Teto), o Comitê Popular da Copa e o coletivo Juntos, formado por grupos de esquerda. 

Os dois últimos estão envolvidos nas ações conhecidas como #nãovaitercopa, que tomaram as redes sociais nos últimos meses.

A cartilha principal de críticas permanece a mesma: os gastos do governo com o Mundial, a repressão policial e a perspectiva de aprovação pelo Congresso de uma lei para endurecer o combate a manifestações violentas. 

Estarão em foco também os desalojamentos por obras da Copa..

Em São Paulo, um dos atos está marcado para às 17h, saindo da Avenida Paulista em direção ao estádio do Pacaembu. Na convocação para o protesto, o evento é chamado de "dia internacional de lutas contra a Copa da Fifa"

O evento no Facebook tem até o momento pouco mais de 4 mil confirmações. 

Já o MTST afirma que bloqueará, no período da manhã, ao menos 6 grandes avenidas de São Paulo, nas zonas Sul, Leste e Centro. O movimento defende principalmente pautas relacionadas à moradia e reforma urbana.

Em uma demonstração de insatisfação com a Copa, na semana passada cerca de mil famílias do movimento ocuparam um terreno de 150 mil m² a cerca de 4 km do Itaquerão, estádio da abertura do Mundial.

Ato internacional

No Brasil, segundo os organizadores, estão confirmadas manifestações em São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Salvador, Vitória, Cuiabá, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife, Belém, São Carlos, Sorocaba, Campinas, Uberlândia, Fortaleza.

Também estão marcados ações outros países, como Chile, Espanha, Portugal, Estados Unidos e Alemanha.

Nesta quarta-feira, a embaixada brasileira em Berlim foi atacada em um protesto contra a Copa. Quatro homens encapuzados depredaram vidros de uma das fachadas do prédio.Não se sabe, no entanto, se há alguma relação com os atos desta quinta. 

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEsportesFutebolPolítica no BrasilProtestosProtestos no Brasil

Mais de Brasil

Governo vai à Justiça contra greve de servidores do INSS

Com passagens aéreas por R$ 200, Voa Brasil será lançado hoje; veja como vai funcionar

Roberto Jefferson paga R$ 40 mil à PF por conserto de viatura que atingiu com 42 tiros

Mais na Exame