Brasil

Mourão anuncia fim da Operação Verde Brasil 2 na Amazônia

O vice-presidente também anunciou o Plano Amazônia 21/22, que vai substituir a ação militar na Amazônia

Vice-presidente Hamilton Mourão (Ueslei Marcelino/Reuters)

Vice-presidente Hamilton Mourão (Ueslei Marcelino/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 10 de fevereiro de 2021 às 13h00.

O vice-presidente Hamilton Mourão anunciou nesta quarta-feira, 10, o novo Plano Amazônia 21/22, que vai substituir a ação militar na Amazônia, a chamada Operação Verde Brasil 2, que acaba no dia 30 de abril. Durante a 4ª reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL), que é presidido por Mourão, o vice-presidente mencionou "quatro eixos de atuação" do Plano Amazônia, para continuidade de ações de fiscalização e combate aos crimes ambientais e fundiários, como desmatamento ilegal e as queimadas na Amazônia.

O plano trata de "priorização de áreas onde a ocorrência da ilicitude pode impactar de maneira mais decisiva os resultados da gestão ambiental; aumento da efetividade da fiscalização e o fortalecimento dos órgãos; contenção dos ilícitos em conformidade com a lei; e disponibilização de alternativas socioeconômicas à população dentro do princípio do desenvolvimento sustentável".

"Nós levantamos que 70% do desmatamento e dos crimes ambientais, vamos colocar assim, ocorrem em 11 municípios. Sete estão localizados no Pará, um em Rondônia, dois no Amazonas e um no Mato Grosso. Foram elencados como as áreas prioritárias. Esse foi o eixo principal que norteou nosso Plano Amazônia", comentou Mourão.

Acompanhe tudo sobre:AmazôniaGoverno BolsonaroHamilton Mourão

Mais de Brasil

Novo presidente da Câmara quer aumentar número de deputados federais para 527

'Diziam que íamos ter dificuldade, mas conseguimos aprovar tudo', diz Lula sobre apoio do Congresso

Fies 2025: inscrições terminam nesta sexta-feira, 7

CT do São Paulo, Allianz Parque e aeroporto: veja locais próximos de onde avião caiu em SP