Brasil

Um conteúdo SBT News

Motta e Alcolumbre não irão a ato do Planalto sobre o 8 de janeiro

Evento, na quinta-feira, pode ser marcado por veto de Lula ao PL da Dosimetria

Publicado em 6 de janeiro de 2026 às 17h30.

Tudo sobreGoverno Lula
Saiba mais

Os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), não irão participar do ato em memória do 8 de janeiro de 2023 organizado pelo governo Lula (PT).

Eles foram convidados pelo Palácio do Planalto e as ausências foram confirmadas ao SBT News nesta terça-feira, 6, por assessores de Motta e Alcolumbre.

O evento está marcado para as 10h de quinta-feira, 8, no Planalto, e pode ser a ocasião escolhida pelo presidente brasileiro para a oficialização do veto ao projeto de lei (PL) da Dosimetria, aprovado com ampla maioria pelo Congresso Nacional no mês passado.

Lula já havia dito que vetaria o texto, caso ele fosse aprovado por deputados e senadores. Se isso acontecer, o veto ao texto que pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pessoas que participaram dos ataques de 8 de janeiro ainda terá de ser apreciado pelos parlamentares.

De acordo com o governo, a cerimônia desta quinta "tem por objetivo reforçar os valores da democracia, que sofreu abalo nessa data, em 2023". São esperadas autoridades e representantes da sociedade civil.

A expectativa é que, durante o ato, Lula faça firme defesa à democracia brasileira, aos Três Poderes e à soberania nacional — em especial diante da ação militar dos Estados Unidos na Venezuela.

Acompanhe tudo sobre:Hugo MottaDavi AlcolumbreGoverno LulaLuiz Inácio Lula da SilvaSBT News

Mais de Brasil

Moraes nega pedido de transferência de Bolsonaro ao hospital após queda na PF

Uber atualiza lista de carros aceitos em 2026; veja lista

Chuvas fortes deixam 23 pessoas desalojadas no ES e colocam cidades em alerta

Diretor da PF é um dos cotados para o comando do Ministério da Justiça