Exame Logo

Moradores deixam Rocinha por risco de deslizamento

De acordo com a prefeitura, nos últimos quatro dias o índice pluviométrico acumulado é de 200 mm

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2012 às 16h51.

São Paulo - Cerca de 900 moradores da Rocinha, na zona sul do Rio , deixaram suas caras e foram levados para abrigos por causa do risco de deslizamento de terra na comunidade. De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura, o sistema de alarme foi acionado na região por volta das 14h15.

O motivo para o alerta preventivo é o excesso de chuva. De acordo com a prefeitura, nos últimos quatro dias o índice pluviométrico acumulado é de 200 mm. Esse índice é mais do que o dobro esperado para o mês de junho na região da Rocinha.

Veja também

Cerca de 130 agentes comunitários orientaram os moradores que vivem em área de risco no deslocamento para pontos de apoio (igrejas, escolas e outros prédios públicos) na Rocinha. Antes de as sirenes serem acionadas, os líderes da comunidade avisaram alguns moradores sobre a evacuação, após alerta recebido por mensagem de texto.

Esta foi a segunda vez que o sistema de sirenes, instalados em 102 comunidades, foi acionado neste ano. A Defesa Civil ainda avalia quando os moradores poderão voltar para suas casas.

Acompanhe tudo sobre:Chuvascidades-brasileirasDeslizamentosMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame