Brasil

'Momento é de dor e de solidariedade', diz prefeito após incêndio que deixou quatro mortos no Recife

Instituição atua há mais de 30 anos no acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco social; fogo começou durante a madrugada desta sexta

Recife: incêndio em instituição que abriga jovens em situação de risco social deixou quatro mortos (Marcos Pastich / PCR / Prefeitura do Recife/Divulgação)

Recife: incêndio em instituição que abriga jovens em situação de risco social deixou quatro mortos (Marcos Pastich / PCR / Prefeitura do Recife/Divulgação)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 14 de abril de 2023 às 20h10.

O prefeito do Recife, João Campos, se manifestou através das redes sociais, na manhã desta sexta-feira após o incêndio em uma instituição que abriga jovens em situação de risco social, que deixou quatro mortos, sendo três crianças e um adulto. O fogo atingiu o Lar Paulo de Tarso, no Ipsep, na Zona Sul do Recife, durante a madrugada. Quinze pessoas ficaram feridas.

" O momento é de dor e de solidariedade." diz trecho de um post compartilhado no Twitter. Campos afirmou ainda que desde cedo, equipes de várias secretarias trabalham e conjunto e coordenam o suporte às vítimas.

A ONG, segundo o prefeito, atua há mais de 30 anos no acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco social. "Seguimos mobilizados para prestar todo apoio nesta hora tão difícil." escreveu João Campos em seu perfil.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) também prestou solidariedade aos familiares das vítimas do incêndio.

"Pernambuco está de luto com o que aconteceu hoje no Recife, no Instituto de Caridade Lar Paulo de Tarso. Desde a notificação do incêndio, Bombeiros e Polícia Civil estão atuando, bem como nossas equipes de saúde. Minha solidariedade às famílias das vítimas neste momento de dor."

O Tribunal de Justiça de Pernambuco disse que vai elaborar uma campanha para doação de alimentos, remédios, roupas, brinquedos e material de construção. Também prestará apoio psicológico às vítimas e ajudará na retirada da segunda via de documentos. O momento é de dor, mas também de ações urgentes e de muita união.

Incêndio

Ao todo, 19 pessoas estavam no local do incêndio. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma criança do sexo masculino e uma mulher, que não tiveram nomes e idades informados, morreram no local. Quinze pessoas foram levadas pelos bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para hospitais e unidades de saúde do Recife. Duas crianças morreram a caminho do hospital.

Outras oito vítimas foram socorridas para a emergência pediátrica do Hospital da Restauração, na área central do Recife. Cinco foram atendidas no Hospital Geral de Areias. Ainda não há informações sobre o estado de saúde delas.

Não há informações sobre o que pode ter provocado o incidente. A Polícia Civil de Pernambuco informou que apura o caso. O Instituto Criminalista esteve no local e a Polícia Militar atuou apenas fazendo o isolamento da área. A investigação ficará com a Delegacia do IPSEP.

Acompanhe tudo sobre:IncêndiosRecife

Mais de Brasil

Geração está aprendendo menos por causa do celular, diz autora do PL que proíbe aparelhos em escolas

Após cinco anos, Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo

Bastidor: queda na popularidade pressiona Lula por reforma ministerial e “cavalo de pau do governo”

Governo Lula é bom ou ótimo para 35,5% e ruim ou péssimo para 30,8%, diz pesquisa CNT/MDA