Brasil

Miriam: PAC representa retomada dos investimentos

"O PAC representou a retomada dos investimentos em infraestrutura do País", disse Miriam Belchior, futura ministra do Planejamento

A futura ministra do Planejamento, Miriam Belchior: investimentos saltaram de 16% para 19% do PIB (Marcello Casal Jr./AGÊNCIA BRASIL)

A futura ministra do Planejamento, Miriam Belchior: investimentos saltaram de 16% para 19% do PIB (Marcello Casal Jr./AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2010 às 11h07.

Brasília - A coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e futura ministra do Planejamento, Miriam Belchior, destacou hoje a importância do programa para os investimentos.

"O PAC representou a retomada dos investimentos em infraestrutura do País: priorizamos áreas que estavam há muito sem investimento", disse. Ela fez a avaliação durante balanço dos quatro anos do PAC, apresentado nesta manhã no Palácio do Planalto.

A coordenadora salientou que, quando o presidente Lula lançou o PAC, em janeiro de 2007, o intuito era o de aumentar os investimentos públicos em infraestrutura, ampliar o nível de emprego e renda e acelerar crescimento econômico, entre outros pontos.

Ela disse que a taxa média de crescimento ao ano desde então foi de 4,5%, que os investimentos saltaram de 16% para 19% do Produto Interno Bruto (PIB) e que o investimento público dobrou no período. "São indicadores claros de compromissos", avaliou.

Além de projetos nas áreas de ferrovias, empresa naval e irrigação, a futura ministra destacou que o PAC foi o responsável por "toda a discussão feita em torno do programa 'Minha Casa, Minha Vida'". "Este é um programa de absoluto sucesso a despeito de todas as desconfianças iniciais sobre ele" argumentou.
 

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaAmérica LatinaDados de BrasilDesenvolvimento econômicoCrescimento econômico

Mais de Brasil

Fux suspende bloqueio de contas ativas de beneficiários do Bolsa Família em bets

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro para levar julgamento ao plenário

Contrato de extensão da linha 5-Lilás deve ser assinado até março de 2026

Sóstenes diz que R$ 430 mil apreendidos pela PF vieram da venda de um imóvel