Brasil

Ministro da Saúde atualiza para 127 o número de casos de intoxicação por metanol

Alexandre Padilha anuncia aquisição de antídotos; suspeitas começaram em São Paulo e já se espalham por 12 estados

Alexandre Padilha, ministro da Saúde: “Já se tinha um protocolo do etanol farmacêutico como antídoto reconhecido do metanol e agora traremos o fomepizol como complemento” (Valter Campanato/Agência Brasil)

Alexandre Padilha, ministro da Saúde: “Já se tinha um protocolo do etanol farmacêutico como antídoto reconhecido do metanol e agora traremos o fomepizol como complemento” (Valter Campanato/Agência Brasil)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 4 de outubro de 2025 às 12h13.

Tudo sobreMinistério da Saúde
Saiba mais

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, atualizou neste sábado, 4, para 127 o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas adulteradas. Segundo o ministro, o governo já adquiriu antídotos para enfrentar a crise: 12 mil ampolas de etanol farmacêutico e 2,5 mil tratamentos de fomepizol importados do Japão.

“Já se tinha um protocolo do etanol farmacêutico como antídoto reconhecido do metanol e agora traremos o fomepizol como complemento”, afirmou o ministro em coletiva de imprensa realizada no Piauí.

Até o momento, foram registradas 12 mortes — uma confirmada em São Paulo e outras 11 em investigação (oito também em SP, além de ocorrências em Pernambuco, Bahia e Mato Grosso do Sul). A lista de estados com notificações cresceu nesta sexta-feira, com registros também na Bahia, no Paraná e no Distrito Federal. Em Goiás, a Secretaria de Saúde confirmou uma suspeita no município de Guarinos.

Além do anúncio, Padilha cumpre agenda em Teresina, onde visita as instalações do Hospital Getúlio Vargas (HGV) e participa de cerimônia pelos 1 milhão de atendimentos do Programa Piauí Saúde Digital. O ministro também deve anunciar novos investimentos na rede de saúde local.

Acompanhe tudo sobre:Ministério da SaúdeMetanolAlexandre Padilha

Mais de Brasil

Caso Marielle: Moraes solicita data para julgamento dos acusados

Exame toxicológico será obrigatório para 1ª CNH após derrubada de vetos

Aumento real foi zero, diz secretária de SP sobre reajuste da Sabesp

Congresso derruba veto a PL que isenta Embrapa de taxas para pesquisas