Brasil

Ministro anuncia medidas para evitar bloqueios de rodovias

O objetivo é ampliar o diálogo e buscar soluções rápidas para evitar situações de paralisação como as que vêm ocorrendo atualmente


	O ministro dos Transportes, César Borges: os ministros César Borges e Gleisi Hoffmann, chefe da Casa Civil, reuniram-se hoje (2) com representantes de caminhoneiros autônomos contrários aos bloqueios nas estradas.
 (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

O ministro dos Transportes, César Borges: os ministros César Borges e Gleisi Hoffmann, chefe da Casa Civil, reuniram-se hoje (2) com representantes de caminhoneiros autônomos contrários aos bloqueios nas estradas. (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de julho de 2013 às 18h10.

Brasília – O ministro dos Transportes, César Borges, disse hoje (2) que o governo vai tomar as providências necessárias para evitar os bloqueios de caminhoneiros nas estradas e criar uma câmara com representantes do setor de transporte de cargas para discutir os problemas da área. O objetivo é ampliar o diálogo e buscar soluções rápidas para evitar situações de paralisação como as que vêm ocorrendo atualmente.

“O Brasil e o governo federal não podem assistir passivamente a esta situação. O governo tomará todas as medidas que estiverem a seu alcance para que o Brasil tenha tranquilidade, todas as cargas cheguem a seu destino e a economia brasileira flua”, disse o ministro.

Borges disse que não é possível atender a todas as reivindicações dos caminhoneiros. A isenção de pedágio, por exemplo, pode prejudicar contratos de concessão, ressaltou. Os profissionais pedem também subsídio ao óleo diesel, criação de estrutura exclusiva para atender ao transporte rodoviário de cargas e aprimoramento da lei conhecida como Lei do Caminhoneiro. Ao comentar essas demandas, Borges explicou que o diesel já é subsidiado, que o Ministério dos Transportes tem uma secretaria com a função da estrutura pedida pelos manifestantes e que o governo apoia o aprimoramento da lei.

Os ministros César Borges e Gleisi Hoffmann, chefe da Casa Civil, reuniram-se hoje (2) com representantes de caminhoneiros autônomos contrários aos bloqueios nas estradas. Na avaliação do ministro, os bloqueios são organizados por uma minoria. Segundo o presidente da Seção 3 dos Autônomos e Transportadores de Passageiros da Confederação Nacional dos Transportes, José da Fonseca Lopes, os bloqueios não foram decididos por toda a categoria, já que não foi convocada uma assembleia para deliberar sobre o assunto.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCaminhõesCaminhoneirosProtestosProtestos no BrasilTransportestransportes-no-brasil

Mais de Brasil

Governo e Senado pedem ao STF prorrogação de prazo de acordo sobre desoneração da folha

Lula diz que proposta de segurança do governo será elaborada com 27 governadores

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro com 50 voos diários, diz ministro

Governo Lula é ruim ou péssimo para 44,2% e bom ou ótimo para 37,7%, aponta pesquisa Futura

Mais na Exame