Brasil

Ministério da Saúde envia 230 mil vacinas para o Rio

Ministério enviou vacinas, medicamentos e insumos de saúde para atender a população, que sofre com a chuva e enchentes

Chuvas que castigou fortemente a região da Baixada Fluminense nos últimos dois dias, provocou inundações, estragos para moradores, e deixou um rastros de destruição (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Chuvas que castigou fortemente a região da Baixada Fluminense nos últimos dois dias, provocou inundações, estragos para moradores, e deixou um rastros de destruição (Tomaz Silva/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2013 às 22h06.

Rio de Janeiro - O Ministério da Saúde enviou hoje (12) vacinas, medicamentos e insumos de saúde para atender a população, que sofre com a chuva e enchentes em vários municípios do Rio de Janeiro. Foram entregues 230 mil doses de vacinas, sendo 150 mil de DT (contra tétano e difteria) para adultos e 80 mil doses de DTP (contra difteria, tétano e coqueluche) para crianças, além de um kit de remédios e insumos com capacidade para atender cerca de 1.500 pessoas por mês.

Cada kit é composto por 30 tipos de medicamentos e 18 insumos para primeiros-socorros. Devem ser enviados nos próximos dias 40 mil frascos de hipoclorito de sódio, usado para purificação da água.

O ministério informou que não foi solicitado, até agora, profissionais para reforçar o atendimento. Atualmente, o órgão dispõe de 42 equipes de respostas a desastres e situações de emergência, que fazem parte da Força Nacional do Sistema Único de Sáude. As equipes são formada por médicos, enfermeiros e auxiliares.

Tanto para o envio dos medicamentos e insumos quanto para a ação da força nacional é preciso que o gestor local ou o governo federal façam a solicitação, por meio do Ministério da Integração.

Criada em novembro de 2011, as equipes já atuaram em 19 missões, sendo algumas relacionadas a desastres naturais e assistência.

Acompanhe tudo sobre:Chuvascidades-brasileirasMetrópoles globaisMinistério da SaúdeRio de JaneiroSaúde no BrasilVacinas

Mais de Brasil

Estagiário contribui para o INSS?

Câmara autoriza que gastos com despacho de bagagens de deputados seja pago pela cota parlamentar

Lula veta projeto que equipara diabetes tipo 1 a deficiência

Como tirar a carteira de trabalho digital pela primeira vez? Veja passo a passo