Ministério da Saúde confirma segundo caso de coronavírus no Brasil
O paciente também é de São Paulo e passou pela Itália, como na primeira confirmação; ainda não há caso conhecido de transmissão dentro do território do país
João Pedro Caleiro
Publicado em 29 de fevereiro de 2020 às 17h47.
Última atualização em 29 de fevereiro de 2020 às 21h00.
São Paulo - O Ministério da Saúde recebeu da secretaria de Saúde do estado de São Paulo a confirmação, neste sábado (29), do segundo caso de coronavírus no Brasil.
O paciente tem 32 anos, também é de São Paulo e esteve na Itália, assim como no primeiro caso. Isso significa que ainda não houve transmissão conhecida do vírus entre brasileiros.
A nova confirmação foi feita pelo Hospital Albert Einstein ontem (28), um dia após o paciente chegar procedente de Milão, na região da Lombardia.
Durante o voo, ele usou máscara, e no atendimento relatou febre, tosse, dor de garganta, dor muscular e dor de cabeça. Ele recebeu a orientação de isolamento domiciliar, onde permanece com a esposa, que está assintomática.
Notificações
O Ministério informou também que a partir da segunda-feira (02), haverá um novo fluxo, mais descentralizado, com adoção integral de dados repassados pelos estados. Antes, cada notificação era reanalisada pela equipe da pasta.
"A partir de agora as secretarias estaduais ficarão responsáveis por fazer a análise dos seus casos. Depois enviarão os dados mais refinados para o Ministério da Saúde", explicou o secretário-executivo do Ministério, João Gabbardo.
Esse mesmo processo de ampliação da capacidade dos estados foi feito em relação aos laboratórios para realizarem os exames para coronavírus. Inicialmente, o diagnóstico era realizado apenas pela Fiocruz, no Rio de Janeiro.
Atualmente, também são considerados laboratórios de referência nacional: Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, o Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará e o Lacen Goiás, em Goiânia. Esses laboratórios já capacitados irão ajudar no esforço nacional de ampliação da capacidade laboratorial dos demais Lacens.
Na próxima quinta-feira (5), o Ministério da Saúde vai reunir um conjunto de especialistas para discutir a situação do coronavírus no Brasil.