Brasil

Minha causa é suprapartidária, diz Deltan em resposta a Eduardo Bolsonaro

Postagem foi feita após filho do presidente Jair Bolsonaro sugerir que procurador teria "conexões com ONGs e grupos de esquerda"

Deltan: procurador reforçou que se identifica com a causa anticorrupção (Ueslei Marcelino/Reuters)

Deltan: procurador reforçou que se identifica com a causa anticorrupção (Ueslei Marcelino/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 26 de agosto de 2019 às 12h25.

Última atualização em 26 de agosto de 2019 às 13h11.

O procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato, reforçou em seu perfil no Twitter que se identifica com a causa anticorrupção.

Segundo ele, sua atuação e a da Lava Jato é suprapartidária. A mensagem foi publicada neste domingo (25) após o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL/RJ) sugerir que o procurador teria "conexões com ONGs e grupos de esquerda".

O procurador postou em sua rede social. "Quando se é acusado ao mesmo tempo de ser de direita e de esquerda, isso só mostra uma coisa: que nosso trabalho foi feito com a isenção que era necessária e não tem - nem nunca teve - viés político-partidário."

A postagem de Eduardo Bolsonaro apresentava um vídeo no qual o guru dos Bolsonaro, Olavo de Carvalho, diz: "Vejam o que o senhor Deltan está fazendo com o dinheiro da Petrobras, está levantando as ONGs de esquerda para um novo assalto ao poder".

A afirmação de Olavo faz referência ao projeto do fundo da Operação Lava Jato que receberia parte da multa de R$ 2,5 bilhões da Petrobras em ações nos Estados Unidos.

O tema também foi abordado em vídeo do youtuber Lilo, o qual Olavo comentava. Na gravação, o youtuber diz que é preciso "ficar atento" ao dinheiro da Petrobras e "reconhecer o posicionamento político" de Deltan.

Lilo inicia sua fala indicando que, em uma gravação anterior, citou o nome de Deltan e o caracterizou como "centro-esquerda".

O youtuber diz ainda que muitas pessoas discordaram de sua fala e, por causa disso, algumas delas se deixaram de seguir o canal.

O youtuber segue o vídeo falando sobre a coalizão Unidos contra a Corrupção, cujo link é compartilhado na descrição do perfil de Deltan no Twitter.

Na avaliação de Lilo, o comitê gestor da coalizão é formado por entidades que defendem pautas associadas à esquerda.

Também neste domingo (25), Eduardo Bolsonaro compartilhou um tuíte da deputada federal Bia Kicis, que apresenta um vídeo da entrevista concedida por Deltan ao jornal A Gazeta do Povo.

Na postagem, a parlamentar escreveu que admirava o procurador e seu trabalho, mas "lamentava" que ele acreditasse "na boa fé da esquerda".

Acompanhe tudo sobre:Deltan DallagnolEduardo BolsonaroOlavo de CarvalhoOperação Lava Jato

Mais de Brasil

Governo federal libera mais R$ 1,8 bilhão para ações de apoio ao RS

Prefeitura de Porto Alegre fecha comportas do Cais Mauá para barrar água do Guaíba

PT concorda com revisão de benefícios fiscais, mas critica Tarcísio por aumento para 2025

Onda de frio: temperatura terá queda brusca no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte a partir de sexta

Mais na Exame