Brasil

Militares do Exército são flagrados agredindo um homem em favela do Rio

Quando um dos militares percebe que a agressão está sendo gravada, afirma que a vítima "desacatou e agrediu um soldado"

EXÉRCITO NA ROCINHA: Operação das Forças Armadas continua nesta segunda e espera a rendição de Rogério 157, chefe do morro / REUTERS/Bruno Kelly (Bruno Kelly/Reuters)

EXÉRCITO NA ROCINHA: Operação das Forças Armadas continua nesta segunda e espera a rendição de Rogério 157, chefe do morro / REUTERS/Bruno Kelly (Bruno Kelly/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 1 de julho de 2018 às 11h30.

Rio - Um vídeo que circulou pelas redes sociais neste sábado (30) mostra pelo menos quatro militares do Exército agredindo um homem na frente de um estabelecimento comercial. O fato teria ocorrido na última quinta-feira (28) na Cidade de Deus, favela da zona oeste do Rio.

Quando um dos militares percebe que a agressão está sendo gravada, afirma ao autor da gravação que a vítima desacatou e agrediu um soldado.

Após levar chutes e ser imobilizado por meio de uma "gravata" (golpe em que a vítima é imobilizada pelo pescoço), o rapaz foi levado pelos militares. No vídeo, a agressão se estende por pouco mais de 2 minutos.

A reportagem não conseguiu identificar a vítima nem eventual registro referente ao caso nas delegacias do Rio de Janeiro.

O Comando Militar do Leste (CML), responsável pelos militares no Rio de Janeiro, afirmou por meio de sua assessoria de comunicação que analisou o vídeo, o considerou autêntico e vai investigar o caso. "Foi determinada a abertura de uma sindicância para aprofundar e esclarecer as circunstâncias e a dinâmica do ocorrido", afirmou o CML.

Acompanhe tudo sobre:ExércitoRio de JaneiroViolência urbana

Mais de Brasil

Ex-BBB, ex de Zezé e Luisa Mell são candidatos a vereador pelo União Brasil em SP

As cidades mais caras para viver no Brasil

Enchentes causam mais de R$ 10 bilhões em prejuízos ao Rio Grande do Sul, mostra relatório

SP deve ficar ao menos 6ºC mais quente até 2050, com eventos extremos do clima no estado

Mais na Exame