(txking/Thinkstock)
Valéria Bretas
Publicado em 3 de outubro de 2017 às 13h47.
Última atualização em 4 de outubro de 2017 às 16h40.
São Paulo – No último sábado (30), um menino de 13 anos foi encontrado dentro da cela de um detento da Colônia Agrícola Penal Major César Oliveira, na cidade de Altos, no Piauí. Durante duas horas, a criança permaneceu escondida embaixo da cama de José Ribamar, preso por estupro de vulnerável e homicídio.
De acordo com a Secretaria de Justiça do estado, o menino – que não teve o nome informado - foi levado ao presídio pelos pais, que são amigos do detento. Ao final do período de visita, os agentes penitenciários constataram que estava faltando uma pessoa e, imediatamente, fizeram uma vistoria em todas as celas. O garoto foi encontrado sem camisa no local.
O menino foi submetido ao exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML), onde foi constado que não houve abuso sexual.
A Secretaria informou que uma investigação está em curso para apurar se a criança foi deixada propositalmente no presídio para ser violentada.
De acordo com o secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, paralelamente à sindicância aberta pela Secretaria de Justiça, um inquérito policial também está em curso na Polícia Civil.
“Temos informações preliminares sobre o caso e as investigações irão identificar o que, de fato, ocorreu. Atuaremos, com agilidade, para identificar e punir os responsáveis, nos termos da Lei”, disse Oliveira, em nota.
Veja o pedido de investigação expedido pela Secretaria de Justiça do estado:
*Matéria atualizada no dia 4 de outubro às 16h30. A versão anterior da reportagem dizia que o menino tinha 11 anos. A Secretaria de Justiça do Estado, no entanto, entrou em contato com EXAME.com para corrigir a informação passada anteriormente - a criança, na verdade, tem 13 anos de idade.