Brasil

Mendigo tem que virar ração de peixe, diz vereador em vídeo

Vereador de Piraí (RJ) disse que mendigo deveria virar “ração para peixe” e que o Brasil precisa da pena de morte. José Paulo Carvalho reconheceu hoje que "errou"

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2013 às 12h25.

São Paulo – O vereador José Paulo de Carvalho (PT do B), de Piraí, no sul do Rio de Janeiro, está chamando atenção nacional depois de dizer na Câmara Municipal que mendigo deveria virar ração de peixe. Na manhã desta terça, o político se retratou pelo episódio.

Mendigo não tem que votar. Mendigo não faz nada na vida. Aliás, eu acho que deveria até virar ração para peixe, afirmou o vereador em sessão no dia 8 de outubro (veja vídeo abaixo, a partir dos 46 minutos).

O assunto da reunião era os 25 anos da Constituição brasileira. Na ocasião, José Paulo, conhecido como Russo, disse ainda que deveria haver pena de morte no Brasil.

’Ah, vai matar inocente’. Não vai. E ainda que matasse, ia morrer muito menos inocente do que morre hoje. Porque se um bandido soubesse que ele ia ser morto, com certeza ia pensar mais um pouquinho antes de fazer as coisas, disse.

Nos mais de 12 minutos de seu pronunciamento, o vereador de primeiro mandato, eleito em 2012, ainda defende a censura na televisão (não se pode liberar tudo na vida, tem que ter censura sim), a expulsão de alunos problemáticos de escolas (ou a família cuida ou o estado toma) e o fim de benefícios para detentos.

Retratação

Na manhã desta terça, o vereador afirmou em entrevista ao G1 que errou.

"A minha conduta é totalmente diferente do que eu falei. Vou pedir desculpas publicamente às pessoas que ofendi, disse ao portal em relação aos mendigos.

Veja vídeo abaixo (a partir dos 46 minutos):

//www.youtube.com/embed/pGxVoubyfz8

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisPena de mortePolítica no BrasilRio de JaneiroVídeos de Brasil

Mais de Brasil

STF mantém prisão de Daniel Silveira após audiência de custódia

Suspeitas de trabalho análogo à escravidão em construção de fábrica da BYD na Bahia

PF abre inquérito para apurar supostas irregularidades na liberação de R$ 4,2 bilhões em emendas

Natal tem previsão de chuvas fortes em quase todo o país, alerta Inmet