Brasil

Medicinas tradicionais e complementares são incorporadas ao SUS

A medida inclui práticas como yoga, meditação e reiki, cuja implementação aos sistemas nacionais de saúde é preconizada pela OMS

Yoga: diversos estados e municípios já têm esse tipo de prática instituída em sua rede de saúde (foto/Thinkstock)

Yoga: diversos estados e municípios já têm esse tipo de prática instituída em sua rede de saúde (foto/Thinkstock)

AB

Agência Brasil

Publicado em 28 de março de 2017 às 13h19.

Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (28) no Diário Oficial da União inclui na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares as seguintes práticas: arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa e yoga.

De acordo com o texto, a pasta levou em consideração o fato de a Organização Mundial da Saúde preconizar o reconhecimento e a incorporação das chamadas medicinas tradicionais e complementares nos sistemas nacionais de saúde de seus países-membro.

Outro aspecto importante, segundo o ministério, é que diversas categorias profissionais no país reconhecem as práticas integrativas e complementares como abordagem de cuidado. Diversos estados e municípios, inclusive, já têm este tipo de prática instituída em sua rede de saúde.

Acompanhe tudo sobre:SaúdeMedicinaSUSMinistério da Saúde

Mais de Brasil

Moraes dá 48h para Jair Bolsonaro explicar se deu aval a vídeo de IA na convenção de Flávio

Cleitinho diz ao PL que será candidato ao governo de Minas

Governo Lula vai ampliar prazo para aderir ao Desenrola 2.0

Lula provoca Trump por corte de verbas à OMS: 'tratamento de saúde não é para rico'