Mantega: vamos adotar medidas para impedir alta do real

Ministro da Fazenda disse que o Brasil não vai ficar parado assistindo aos outros países desvalorizarem suas moedas

Rio de Janeiro - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira que o governo vai tomar "medidas para impedir que haja valorização do real". Ele não deu detalhes sobre as ações, dizendo apenas que outros países estão desvalorizando suas moedas e que o Brasil não vai ficar parado "assistindo esse jogo".

"Os países estão se movimentando. O Japão fez um movimento forte para impedir a valorização do iene... Parece que isso é algo orquestrado com outros asiáticos... Não são só os asiáticos que querem desvalorizar suas moedas. Estados Unidos e Europa também querem sair da crise econômica com exportação", disse em evento no Rio de Janeiro.

"Eles fazem políticas monetárias fracas para desvalorizarem suas moedas e exportar mais."

Mantega acrescentou que "estamos atentos a isso e não permitiremos que isso aconteça". "O Brasil não ficará assistindo esse jogo. Vamos tomar as medidas adequadas para que não haja valorização do real", acrescentou.

Nesta quarta-feira, o Japão interveio no mercado cambial pela primeira vez em seis anos, para conter a alta do iene que ameaça sua frágil recuperação econômica.

Leia mais notícias sobre Guido Mantega

Siga as notícias do site EXAME sobre Economia no Twitter

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.