Brasil

Mantega promete mais barreiras a produtos importados

Segundo reportagem publicada pela Folha, ministro, bastante criticado pela OMC, já estuda barreiras comerciais para proteger indústria

Guido Mantega: estudo para conter entrada de produtos importados (Marcello Casal Jr/ABr)

Guido Mantega: estudo para conter entrada de produtos importados (Marcello Casal Jr/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de dezembro de 2011 às 08h17.

São Paulo – O ministro Guido Mantega (Fazenda) já estuda novas barreiras comerciais para defender o mercado brasileiro da concorrência de produtos importados, segundo reportagem publicada neste domingo pela Folha de S.Paulo. Para o ministro, há determinados setores que sofrem com concorrência desleal, subfaturamento e câmbio manipulado. O setor têxtil está entre os que devem ser protegidos.

Neste ano, a medida mais dura contra os importados favoreceu as montadoras com fábricas no país. Carros trazidos de outros países tiveram forte elevação de IPI – com exceção dos fabricados no México e no Mercosul. As empresas mais prejudicadas foram as chinesas e sul-coreanas.

Ao menos no caso da indústria automotiva, a decisão de Mantega foi bastante criticada. Os carros fabricados no Brasil já contavam com uma série de barreiras para combater os importados. Devido aos impostos, é comum que os carros custem nas concessionárias brasileiras duas ou até três vezes mais que um similar nos Estados Unidos ou Europa. Especialistas em direito comercial também acreditam que o Brasil possa a enfrentar problemas na Organização Mundial de Comércio (OMC) devido à medida.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilImpostosLeãoGuido MantegaIPI

Mais de Brasil

Participação das construtoras em leilões crescerá naturalmente, diz Sinicon

Brasil vive alerta amarelo por escassez de engenheiros, diz diretor da Sinicon

Vai chover no Carnaval? Veja previsão do tempo

Leilão de blocos do pré-sal deve arrecadar até R$ 3,2 bilhões