Brasil

Mantega: dinamismo da economia brasileira vai continuar

Ministro voltou a estimar o crescimento do país em 2011 em até 5% e mostrou otimismo com o futuro da economia

Segundo Mantega, o investimento no Brasil em 2010 cresceu mais do que na China (Renato Araújo/Agência Brasil)

Segundo Mantega, o investimento no Brasil em 2010 cresceu mais do que na China (Renato Araújo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2011 às 13h46.

São Paulo - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje que o "dinamismo da economia brasileira vai continuar" e que o Brasil está no grupo seleto dos países que vão crescer mais em 2011. A previsão da Fazenda é de que o Produto Interno Bruto (PIB) avance entre 4,5% e 5% este ano. "O crescimento do Brasil é sustentável no longo prazo. Nós crescemos reduzindo a dívida pública e melhorando a situação fiscal", disse o ministro, que participou hoje o seminário "Rumos da economia brasileira", em São Paulo.

Mantega disse ainda que a demanda agregada interna em 2011 deve arrefecer um pouco, mas será expressiva, pois deve registrar uma alta ao redor de 6%, abaixo dos 10,3% registrados em 2010. Segundo o ministro, o investimento no Brasil cresceu 21,9% em 2010, taxa que foi superior à registrada pela China. Ele ressaltou que a Formação Bruta de Capital Fixo neste ano deve avançar entre 10% e 12%. "O Brasil vai manter sua trajetória de crescimento sustentável", ressaltou. "O setor privado apresenta muitos bons resultados."

De acordo com o ministro, o lucro líquido de 168 companhias abertas subiu 34% em 2010 ante 2009. Ele também ressaltou que os bancos do País também são bastante sólidos. Segundo ele, as cinco maiores instituições financeiras do Brasil possuem US$ 1,7 trilhão em ativos, o que supera o patamar registrado pelo mesmo tipo de ranking de bancos na Índia e na Rússia.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrescimento econômicoDados de BrasilDesenvolvimento econômicoGuido MantegaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Ramagem diz que Bolsonaro autorizou gravação de reunião no Planalto sobre investigação de Flávio

Lira diz que investigação contra Ramagem é 'grave', mas indica não ver punição pelo Conselho

Veja transcrição e áudio da reunião entre Bolsonaro e Ramagem sobre investigação de Flávio

Brasil chama embaixador em Buenos Aires para discutir relação com governo Milei

Mais na Exame