Exame Logo

Mais de 56 mil estrangeiros foram autorizados a trabalhar no Brasil em 2010

Maioria das autorizações eram de caráter temporário; cerca de 2 mil trabalhadores receberam autorizações permanantes

Plataforma da Petrobras: setor de petróleo e gás é o que mais contrata estrangeiros (Bruno Veiga/Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 11 de março de 2011 às 17h15.

Brasília - Mais de 56 mil estrangeiros receberem autorização para trabalhar no Brasil no ano passado. O número é 30% maior do que o de 2009, quando foram concedidas 42.914 autorizações de trabalho, de acordo com a Coordenação Geral de Imigração do Ministério do Trabalho. Segundo o governo, a maior parte das autorizações, 53.441, foi para trabalho temporário com permanência de até dois anos no Brasil.

Os setores que mais pediram autorizações foram os de óleo e gás, principalmente para a exploração na plataforma continental brasileira.

Veja também

Entre as autorizações temporárias, 15,2 mil estavam relacionados ao trabalho a bordo de embarcações ou plataformas estrangeiras; 12,8 mil para empregados a bordo de embarcações estrangeiras de turismo; e 8,4 mil para artistas ou desportistas sem vinculo empregatício. Além disso, foram concedidas 8 mil autorizações para assistência técnica por prazo de 90 dias, sem vínculo empregatício; 4,2 mil para assistência técnica, cooperação técnica e transferência de tecnologia, sem vínculo empregatício; e 3,5 mil para especialistas com vínculo empregatício.

Já as autorizações de trabalho permanentes somaram 2.066, sendo 1.218 para administradores, diretores, gerentes e executivos com poderes de gestão e 848 para investidores pessoa física.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEmpregosMercado de trabalho

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame