Brasil

Maior fluxo entre cidades no país é Guarulhos/São Paulo

A grande maioria, 118.020 pessoas, sai de Guarulhos para trabalhar ou estudar na capital e 28.310 fazem o sentido contrário


	Ônibus intermunicipal: mais de 7 milhões de pessoas se deslocavam, em 2010, para trabalhar ou estudar em municípios diferentes
 (Divulgação/ Viação Pirajussara)

Ônibus intermunicipal: mais de 7 milhões de pessoas se deslocavam, em 2010, para trabalhar ou estudar em municípios diferentes (Divulgação/ Viação Pirajussara)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de março de 2015 às 15h01.

Rio de Janeiro - Mais de 7 milhões de pessoas se deslocavam, em 2010, para trabalhar ou estudar em municípios diferentes daqueles em que moravam.

O dado está em estudo inédito divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre concentrações urbanas e arranjos populacionais.

Na Grande Concentração Urbana, cujo núcleo é a cidade de São Paulo, com 36 municípios (incluindo a capital), 1,7 milhão de pessoas saem da cidade onde moram para trabalhar ou estudar.

Na Grande Concentração Urbana, cujo núcleo é o Rio de Janeiro, são 1 milhão de pessoas. (Luciana Nunes Leal)

O maior fluxo entre municípios do País é Guarulhos/São Paulo. No total, 146,3 mil pessoas se deslocam regularmente entre as duas cidades, segundo o Censo 2010.

A grande maioria, 118.020 pessoas, sai de Guarulhos para trabalhar ou estudar na capital e 28.310 fazem o sentido contrário.

O IBGE não aponta qual é a periodicidade do deslocamento, mas sabe-se que, em cidades vizinhas, trabalhadores e estudantes costumam fazer o trajeto de ida e volta diariamente.

Outro grande deslocamento no Estado acontece entre Osasco e São Paulo. Pouco mais de 91 mil pessoas vão de Osasco para a capital, para trabalhar ou estudar, e 20.688 vão de São Paulo para Osasco, somando 112,4 mil pessoas que se deslocam entre as duas cidades.

O maior fluxo que não inclui a capital é entre Santo André e São Bernardo do Campo (69,7 mil pessoas).

Saem de Santo André para trabalhar ou estudar em São Bernardo 45.598 pessoas. Pouco mais de 24 mil fazem o sentido contrário.

Rio/São Paulo

A pesquisa mostra também um intenso deslocamento entre Rio de Janeiro e São Paulo para estudo ou trabalho.

Apesar da distância de mais de 400 quilômetros entre os dois núcleos urbanos, o Censo 2010 apontou que 13.400 pessoas se deslocam entre eles, 57,7% para trabalhar, 40,5% para estudar e 1,9% para trabalhar e estudar.

A pesquisa do IBGE não informa quantas pessoas vão do Rio para São Paulo e vice-versa.

O fluxo entre Rio e São Paulo é apontado como "caso especial" no estudo sobre concentrações urbanas e arranjos populacionais, especialmente pela grande distância entre as duas cidades.

"Os casos especiais foram identificados e serão destacados por representarem tendências ou aspectos relevantes da urbanização brasileira", diz a pesquisa, que não aponta com que regularidade esses trabalhadores e estudantes se deslocam.

Os técnicos dizem que é improvável o deslocamento diário. Em geral, os deslocamentos são semanais.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEstatísticasIBGEpopulacao-brasileira

Mais de Brasil

Indícios contra militares presos são "fortíssimos", diz Lewandowski

Câmara aprova projeto de lei que altera as regras das emendas parlamentares

PF envia ao STF pedido para anular delação de Mauro Cid por contradições

Barroso diz que golpe de Estado esteve 'mais próximo do que imaginávamos'