Desmatamento: em carta, ministros pedem combate a retirada de árvores da Amazônia (Ricardo Beliel/Getty Images)
Estadão Conteúdo
Publicado em 28 de agosto de 2019 às 18h17.
Última atualização em 28 de agosto de 2019 às 18h42.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), recebeu uma carta assinada por ex-ministros do Meio Ambiente solicitando ao Congresso a adoção de uma série de medidas emergenciais para o combate ao desmatamento da Amazônia. O documento é assinado pelos ex-ministros José Goldenberg, Rubens Ricupero, Gustavo Krause, Izabela Teixeira, José Sarney Filho, José Carlos Carvalho, Marina Silva, Carlos Minc e Edson Duarte.
A ex-ministra Marina Silva disse que uma das sugestões é para que Maia faça uma moratória com os projetos ambientais que estão tramitando nessa Casa.
Ela pede também que seja criada uma comissão especial para audiências públicas. "Para que a gente recupere a governança ambiental", afirmou.
Os ex-ministros querem ainda a recomposição do orçamento do Ministério do Meio Ambiente e a retomada de políticas públicas.
"Queremos com essa comissão que Maia leve de forma republicana para o presidente da República uma proposta para que o Brasil recupere sua credibilidade", afirmou Marina.
Carta entregue ao presidente da Câmara e do Senado para recolocarmos o Brasil no lugar de nação amiga das grandes causas do século 21: a proteção do meio ambiente e das comunidades menos favorecidas, o combate às mudanças climáticas e à exclusão social. https://t.co/mPkKSQF16B pic.twitter.com/xPiNkNHzfG
— Marina Silva (@MarinaSilva) August 28, 2019