Brasil

Maia defende vinculação de reajuste de parlamentares a ministros do STF

Medida seria utilizada para evitar desgaste de membros do legislativo quando salários forem reajustados

Marco Maia, presidente da Câmara: "hoje há equivalência entre o teto de todos os poderes" (Wilson Dias/ABr)

Marco Maia, presidente da Câmara: "hoje há equivalência entre o teto de todos os poderes" (Wilson Dias/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de fevereiro de 2011 às 15h27.

Brasília - Eleito presidente da Câmara para os próximos dois anos, o deputado Marco Maia (PT-RS) se disse favorável à proposta de emenda à Constituição (PEC) que vincula automaticamente o aumento do subsídio pago a deputados e senadores ao concedido aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Com a proposta, parlamentares não precisariam enfrentar desgaste político semelhante ao ocorrido no fim do ano passado, quando aprovaram projeto de resolução aumentando seus subsídios para R$ 26.723,13, o mesmo valor recebido pelos ministros do STF.

“Resolvemos esse problema. Hoje há equivalência entre o teto de todos os poderes. Agora precisamos dar o arcabouço legal a isso. É uma PEC que deverá ser apresentada e vai tramitar dentro da Casa. Essa matéria vai cumprir os ritos normais e tradicionais da Casa e poderá ser votada”, disse.

Maia também afirmou que irá dar continuidade à proposta de construção de um novo anexo na Casa e da ampliação do Anexo 4, onde ficam os gabinetes dos deputados. “Temos uma realidade muito dura: os gabinetes são pequenos, não temos sala para reuniões. A imprensa, às vezes, não sabe das dificuldades que encontramos aqui para encontrar espaço para fazer reuniões. Vamos trabalhar administrativamente para ir superando esses entraves”, afirmou acrescentando que há R$ 220 milhões em recursos para a realização das obras.

Ele destacou que a primeira ação referente à construção dos anexos será a elaboração dos projetos para saber efetivamente os custos que a obra poderá ter.

Acompanhe tudo sobre:CongressoPolíticaReajustes de preçosSalários

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP