RODRIGO MAIA: O presidente da Câmara dos Deputados (DEM-RJ) disse que a decisão sobre sua reeleição é questão interna da Câmara / Ueslei Marcelino/Reuters
Da Redação
Publicado em 15 de novembro de 2016 às 18h00.
Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h28.
Reeleição de Maia: descartada
Os líderes do chamado “centrão”, na Câmara dos Deputados, já descartam reeleição do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), nas eleições de fevereiro. Nesta terça-feira, o jornal Folha de S. Paulo teve acesso a um documento de julho, em que a assessoria jurídica da Câmara afirma que, segundo a Constituição, está vetada a reeleição de presidentes dentro de uma mesma legislatura, inclusive em caso de mandatos-tampões. Só estaria liberada a reeleição no período de transição entre as legislaturas – e a atual só termina em 2019.
__
Fim de briga nas investigações
Nesta terça-feira, o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) falou sobre a versão final do seu parecer sobre o pacote de medidas de anticorrupção, que tramita na Câmara. De acordo com ele, o texto, que será apresentado nesta quarta e deve ser votado na quinta, vai prever que Ministério Público Federal e Polícia Federal decidam juntos quem vai liderar cada uma das investigações internacionais, feitas em cooperação com outros países. O projeto de iniciativa popular, chamado de “10 medidas contra a corrupção”, foi lançado em 2015.
__
Explosão na Gerdau
Uma explosão na usina da fabricante de aço Gerdau, em Ouro Branco, Minas Gerais, deixou três funcionários mortos e um ferido, no fim da tarde de segunda-feira. O acidente foi informado pela empresa somente nesta terça, que afirmou que os operários faziam a manutenção de uma torre de gasômetro, equipamento usado na produção de energia a partir de gases liberados na fabricação do aço. A causa do acidente ainda está sendo investigada.
__
Deslizamento em Petrópolis
Equipes do corpo de bombeiros passaram o dia na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, em busca de vítimas soterradas por deslizamento de terra, no bairro de Quitandinha. A região enfrenta fortes chuvas desde sábado, e mais de 60 ligações foram feitas à Defesa Civil pelos moradores, solicitando vistorias. Cerca de 70 toneladas de pedras caíram sobre as casas na noite de segunda-feira. Até agora, duas pessoas foram encontradas mortas nos escombros.
__
Voo adiado
O maior avião do mundo, a Antonov 225, que decolaria na manhã desta terça rumo a Santiago, no Chile, precisou ter sua viagem adiada. Um atraso no carregamento da carga dentro da aeronave, que está no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, acabou acontecendo devido à demora para conseguir alinhar os trilhos que conduzem a carga. O avião é tão grande que ocupa uma área destinada a outros sete, e só para abastecer precisa de três ou quatro horas de injeção de combustível. O voo foi remarcado para as 19h30.
__
Brasil x Peru
Para esta noite, o plano da seleção brasileira é dar continuidade à boa fase de cinco vitórias consecutivas nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 e permanecer na liderança. Com 24 pontos, o Brasil está apenas um ponto na frente da seleção do Uruguai. À 00h15, o time entra em campo no Estádio Nacional de Lima, contra o Peru. Não será dos jogos mais fáceis. Além de jogar em casa, a seleção peruana também vem embalada, após vitória por 4 a 1 contra os paraguaios e, com 14 pontos, ainda têm chance de garantir uma vaga nos jogos da Rússia.