Acompanhe:

Lula se encontra com parlamentares para discutir reforma tributária nesta quarta

Ideia inicial é aproveitar duas propostas de emenda à Constituição que já tramitam no Congresso: a PEC 110/2019, que está no Senado, e a PEC 45/2019, na Câmara

Modo escuro

Continua após a publicidade
O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro com dirigentes de centrais sindicais, no Palácio do Planalto. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro com dirigentes de centrais sindicais, no Palácio do Planalto. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A
Alessandra Azevedo, de Brasília

Publicado em 8 de fevereiro de 2023 às, 06h00.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontra nesta quarta-feira, 8, com líderes partidários da base aliada para discutir o andamento da reforma tributária. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve participar da reunião, marcada para as 9h30.

A intenção do governo é garantir mudanças na legislação tributária ainda no primeiro semestre de 2023. O tema foi citado como prioridade pelos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), mas falta definir o que será votado e como as mudanças serão propostas.

A ideia inicial é aproveitar duas propostas de emenda à Constituição que já tramitam no Congresso: a PEC 110/2019, que está no Senado, e a PEC 45/2019, na Câmara.

A discussão deve começar pelos deputados. Lira anunciou na terça-feira, 7, a criação de um grupo de trabalho que terá dois meses para revisar a reforma e sugerir mudanças. "Não vai começar do zero. O texto está pronto e precisa ser ajustado, dependendo da conveniência do momento", disse.

"O que nós estamos tentando fazer, junto com o governo, que está disposto a aprovar a reforma, é revisitar a reforma para dar naturalidade, familiaridade aos novos deputados", explicou Lira. A discussão, segundo ele, começará na próxima semana. O grupo será coordenado pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG).

O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que relatou a PEC 45 na Câmara, será o relator do grupo de trabalho. Pelo que tem sido discutido até agora, a base da reforma deve ser a PEC 45, elaborada com base em estudos do atual secretário especial da reforma tributária, Bernard Appy. Mas a PEC 110 não deve ser desconsiderada.

As duas propostas buscam, entre outros pontos, unificar impostos que incidem sobre bens e serviços, com o objetivo de simplificar a cobrança. Pela PEC 45, a solução seria criar um único Imposto sobre Valor Agregado (IVA) unindo cinco tributos que hoje incidem sobre o consumo: ICMS, PIS, IPI, ISS e Cofins.

A PEC 110 propõe a criação de um IVA dual, composto por um imposto subnacional e por uma Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que ficaria no lugar do PIS e da Cofins (federais).

 

 

Últimas Notícias

Ver mais
Após encontro com Lula, Macron vai ao Congresso se reunir com Pacheco
Brasil

Após encontro com Lula, Macron vai ao Congresso se reunir com Pacheco

Há 5 horas

Governo prepara anúncio de crédito a microempreendedores com foco em mulheres
seloNegócios

Governo prepara anúncio de crédito a microempreendedores com foco em mulheres

Há 5 horas

Dívida pública federal sobe 2,25% em fevereiro, para R$ 6,595 tri, diz Tesouro
Economia

Dívida pública federal sobe 2,25% em fevereiro, para R$ 6,595 tri, diz Tesouro

Há 8 horas

Governador do Rio pede nova prorrogação da Força Nacional no estado
Brasil

Governador do Rio pede nova prorrogação da Força Nacional no estado

Há 9 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais