Brasil

Lula: investir em educação mudou desigualdade no país

Presidente lembra que, em um curto espaço de tempo, a quantidade de doutores brasileiros formados no Nordeste foi de 1,3% para 9,7%

O presidente Lula: segundo ele, investimentos em educação tornaram o país mais igualitário (Arquivo/ABr)

O presidente Lula: segundo ele, investimentos em educação tornaram o país mais igualitário (Arquivo/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Sorocaba, São Paulo - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (20) que o investimento em educação mudou o "paradigma da desigualdade" do país. De acordo com ele, a melhor distribuição de recursos entre as regiões brasileiras fez com que, áreas reconhecidas por indicadores sociais negativos, como o Nordeste, melhorassem sua participação na geração de conhecimento.

"O Sul e o Sudeste até dias atrás formavam 65% dos doutores do país. O Nordeste formava 1,3%. Hoje, tem 9,7%", disse o presidente, em discurso durante inauguração de novas instalações do campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em Sorocaba, a 90 quilômetros da capital.

Lula disse também que a transformação social no Norte e Nordeste é o benefício mais importante da abertura de novas universidades e escolas técnicas nas regiões. "O que importa é que a gente está mudando o paradigma, tornando o país um pouco mais igualitário."

A UFSCar está instalada em Sorocaba desde 2006. Em 2008, a universidade inaugurou seu primeiro prédio próprio na cidade. Nesta manhã, o presidente Lula e o governador de São Paulo, Alberto Goldman, participaram da cerimônia de inauguração de novos prédios da universidade.

Com as novas estruturas, a UFSCar passa a ter 17 salas de aula e 15 laboratórios em Sorocaba, além de um restaurante, vestiários, quadras e salas para o departamento administrativo. Ao todo, são 13 mil metros quadrados de área construída em uma terreno de 70 hectares, doado pelo prefeitura.

Simultaneamente à inauguração da UFSCar, o ministro da Educação, Fernando Haddad, inaugurou o campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Curitibanos (SC). Em cerimônia transmitida em telão instalado no campus da UFSCar de Sorocaba, Haddad afirmou que o governo federal vai construir 134 campi de universidades federais até 2012 e alcançar pelo menos mil municípios brasileiros com programas de expansão do acesso ao ensino superior.

Leia mais notícias sobre pós-graduação

Siga as notícias do site EXAME sobre Economia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPós-graduaçãoPT – Partido dos TrabalhadoresRegião Nordeste

Mais de Brasil

São Paulo tem 88 mil imóveis que estão sem luz desde ontem; novo temporal causa alagamentos

Planejamento, 'núcleo duro' do MDB e espaço para o PL: o que muda no novo secretariado de Nunes

Lula lamenta acidente que deixou ao menos 38 mortos em Minas Gerais: 'Governo federal à disposição'

Acidente de ônibus deixa 38 mortos em Minas Gerais