Brasil

Lula evita imprensa e não comenta aliança Marina-PSB

O ex-presidente também criticou a cobertura da imprensa sobre o programa Bolsa família


	Lula usa óculos de sol e boné na 3ª Conferência Global sobre o Trabalho Infantil: "muitas vezes as coisas secundárias são tratadas de forma sensacionalista", disse
 (REUTERS/Ueslei Marcelino)

Lula usa óculos de sol e boné na 3ª Conferência Global sobre o Trabalho Infantil: "muitas vezes as coisas secundárias são tratadas de forma sensacionalista", disse (REUTERS/Ueslei Marcelino)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2013 às 14h53.

Brasília - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva procurou se manter distante dos jornalistas na manhã desta quinta-feira, 10, durante sua participação na Terceira Conferência Global sobre o Trabalho Infantil, em Brasília. Acompanhado dos ministros Tereza Campello (Desenvolvimento Social), Manoel Dias (Trabalho) e Luiz Alberto Figueiredo (Relações Internacionais), Lula criticou a cobertura da imprensa sobre o programa Bolsa Família e não fez, em 42 minutos de discurso, nenhuma menção à aliança entre a ex-senadora Marina Silva e o governador de Pernambuco Eduardo Campos, possível candidato do PSB à sucessão presidencial em 2014.

"Muitas vezes as coisas secundárias são tratadas de forma sensacionalista", disse no início do discurso, dedicado em sua totalidade a defender as políticas sociais iniciadas em seu governo e no de sua sucessora e afilhada política, a presidente Dilma Rousseff, especialmente na área de educação. Ele disse que a petista está investindo em todas as formas de ensino, "da creche ao centro de pesquisa" e afirmou que tudo é prioridade quando se trata de educação.

Lula homenageou Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, que nos anos 1980 brigavam por escola em tempo integral. "Nenhum adolescente estará totalmente livre da situação de trabalho se não oferecermos a ele uma vida digna em família no presente e a esperança de um futuro melhor pela educação."

O ex-presidente afirmou conhecer o trabalho da presidente Dilma e dos ministros. "Certamente ainda não conseguimos fazer tudo. Não conseguimos resolver os desmandos de cinco séculos em uma década", disse. Ele afirmou que, "conhecendo a alma de Dilma", no próximo encontro sobre trabalho infantil o Brasil será um dos países que "mais continuam reduzindo" esse tipo de atividade.

O evento foi realizado em um hotel próximo ao Palácio do Alvorada, residência oficial da presidente Dilma Rousseff. Lula entrou e saiu pela garagem e, ao ver os jornalistas, disse sem dar chances para perguntas: "Eu já falei bastante, publica o que eu disse".

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilLuiz Inácio Lula da SilvaEleiçõesEleições 2014Bolsa família

Mais de Brasil

Defesa Civil de SP instala gabinete de crise após chuvas de perigo extremo

Eleição para governo de Minas tem indefinição de nomes e pressão de Lula

Metade dos brasileiros acha 'boa ideia' ter filhos no Brasil, diz estudo

Inmet emite alerta vermelho para chuvas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo