Brasil

Lula diz que dinheiro público para esporte não é gasto, é investimento

Segundo o presidente, é preciso ter uma “política de Estado” para tornar o país uma potência olímpica

Para Lula, os brasileiros “jogaram fora o complexo de vira-lata” e resolveram ser cidadãos com direito a sediar uma olimpíada. (Wilson Dias/AGÊNCIA BRASIL)

Para Lula, os brasileiros “jogaram fora o complexo de vira-lata” e resolveram ser cidadãos com direito a sediar uma olimpíada. (Wilson Dias/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de dezembro de 2010 às 20h57.

Rio de Janeiro - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (20) que o Brasil precisa transformar o esporte em um instrumento de desenvolvimento e que é preciso ter uma “política de Estado” para tornar o país uma potência olímpica. A afirmação foi feita durante discurso na cerimônia de entrega do Prêmio Brasil Olímpico, no Rio de Janeiro.

“O que nós precisamos é de uma política de Estado para garantir a todos, independentemente se nasceu no Complexo do Alemão [conjunto de favelas na zona norte do Rio] ou se nasceu na Tijuca [bairro de classe média], o direito de disputar, em igualdade de condições, uma medalha de ouro nas próximas Olimpíadas, aqui no Brasil ou em Londres ou em qualquer lugar”, disse Lula.

Segundo Lula, é preciso encarar as verbas públicas usadas no esporte como investimento e não como gasto. “Nós queremos transformar o esporte num instrumento de desenvolvimento desse país. Não podemos mais falar em gastar em esporte. É investimento no esporte brasileiro para que o Brasil se transforme numa verdadeira potência olímpica”.

O presidente afirmou que os brasileiros “jogaram fora o complexo de vira-lata” e resolveram ser cidadãos com direito a sediar uma olimpíada. Segundo Lula, o Rio de Janeiro conquistou o direito de sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 por causa do profissionalismo e da união dos governos federal, estadual e municipal.

Acompanhe tudo sobre:Investimentos de empresasLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresSetor de esportes

Mais de Brasil

Debate da Band: Enel, falta de luz e provocações dominam embate civilizado em SP

Funcionário da Enel morre atingido por árvore durante trabalho em SP

Região mais afetada pelo apagão, Zona Sul lidera fila de 42,8 mil pedidos de poda de árvore em SP

Nunes e Boulos trocam farpas por apagão em SP, mas nenhum tem propostas sobre enterramento de fios