Brasil

Lula deve passar dia no hotel em reuniões preparatórias do Brics com Haddad e outros ministros

O presidente também vai participar de encontros bilaterais. Já foi confirmada a reunião com a delegação de Bangladesh, e Senegal deve entrar na agenda

Segundo a Presidência, Lula optou por dividir o dia entre descanso do deslocamento aéreo e conversas prévias relacionadas aos assuntos que discutirá na Cúpula do Brics (EMMANUEL DUNAND/Getty Images)

Segundo a Presidência, Lula optou por dividir o dia entre descanso do deslocamento aéreo e conversas prévias relacionadas aos assuntos que discutirá na Cúpula do Brics (EMMANUEL DUNAND/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 21 de agosto de 2023 às 10h06.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve passar o dia em reuniões fechadas com sua assessoria e ministros, no hotel The Leonardo, em Johannesburgo, nesta segunda-feira, dia 21.

Segundo a Presidência, Lula optou por dividir o dia entre descanso do deslocamento aéreo e conversas prévias relacionadas aos assuntos que discutirá na Cúpula do Brics, com líderes políticos da Rússia, da China, da Índia e da África do Sul, país anfitrião. Entre as questões principais, estão a expansão do Brics, travada pelo Brasil, e a adoção de alternativas financeiras ao dólar para transações comerciais internacionais.

Lula desembarcou para a 15ª Cúpula do Brics na manhã desta segunda-feira, acompanhado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, além do assessor especial Celso Amorim.

Comitiva

Vieram no mesmo voo e ficam no hotel da comitiva a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e a ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), fundado pelos países do Brics.

O presidente também vai participar de encontros bilaterais. Já foi confirmada a reunião com a delegação de Bangladesh, e Senegal deve entrar na agenda. Lula analisa pedidos de outros três países.

O ministro da Fazenda vai acompanhar Lula nos encontros, a pedido do presidente, e discutir temas de comércio e investimentos entre países do Brics. Haddad tem ainda reuniões paralelas em preparação com ministros de Finanças da África do Sul e da Argélia. Essas conversas estão pendentes de confirmação final. O ministro pode ainda visitar o Museu do Apartheid.

Programas culturais paralelos costumam ser oferecidos pelo anfitrião, mas, segundo a Presidência, Lula não deve participar de nenhum que não esteja na agenda da cúpula.

Acompanhe tudo sobre:BricsLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário

Veja os melhores horários para viajar no Natal em SP, segundo estimativas da Artesp