Este é o segundo dia consecutivo que a operação apresenta falhas (Rovena Rosa/Agência Brasil)
Redação Exame
Publicado em 4 de outubro de 2023 às 06h56.
Última atualização em 4 de outubro de 2023 às 08h21.
A Linha9-Esmeralda, operada pela empresa ViaMobilidade, continua com problemas na manhã desta quarta-feira, 4. A linha apresentou uma falha elétrica entre as estações Morumbi e Villa Lobos-Jaguaré.
De acordo com a empresa, o sistema Paese foi acionado para atender os passageiros no trecho. Nas demais estações, a operação acontece normalmente.
Este é o segundo dia consecutivo que a operação apresenta falhas. Nesta terça-feira, 3, a linha registrou uma pane elétrica no mesmo trecho, por volta das 14h. O Paese também foi acionado para atender os passageiros.
Alvo de crítica dos grevistas, a Linha 9-Esmeralda foi defendida pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em coletiva na manhã desta terça-feira. O chefe do Executivo paulista disse que o número de falhas nas linhas 8 e 9 estão diminuindo e apontou que a linha com o maior número de falhas hoje é a 15, sob gestão do Metrô.
A empresa diz que técnicos atuam desde terça, 3, para corrigir a falha, que ocorreu por volta das 14h. O trabalho de manutenção envolve "cinco frentes de trabalho formadas por cerca de 70 colaboradores", disse, em nota, a ViaMobilidade, que também opera a Linha 8-diamante.
A ViaMobilidade abriu boletim de ocorrência para investigação de suposto vandalismo na região onde ocorreu a falha. O Bom Dia São Paulo, da TV Globo, exibiu parte do documento, no qual funcionários relatam "pedras estranhas ao sistema (grandes e não britas)" e um "tubo metálico e um cabo de aço", além de cinco gradis abertos.
"A gente não pode afirmar ainda que foi um ato de vandalismo", disse Marcio Hannas, presidente da Divisão de Mobilidade da CCR, à Globo. "Esse material que foi encontrado não faz parte do nosso sistema. "A única causa que eu não consigo afirmar é que essa foi a causa do problema."
O Estadão pediu mais informações à ViaMobilidade, mas a empresa apenas confirmou a abertura do BO. A reportagem também entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), mas ainda não obteve retorno.
Na terça, a Linha 9 também teve problemas por volta das 14h e a circulação dos trens entre as estações Morumbi e Villa Lobos - Jaguaré chegou a ficar paralisada por conta da ocorrência operacional. A falha na linha concedida ocorreu no mesmo dia da greve convocada por sindicatos de funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), do Metrô e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Após uma greve de 24 horas, os sindicatos dos servidores do Metrô, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) aprovaram o fim da paralisação na noite da última terça-feira, 3, contra os projetos de privatização em discussão pelo governo Tarcísio de Freitas. Com a decisão, as linhas do Metrô e CPTM vão operar normalmente hoje.
Os trabalhadores afirmaram que vão seguir mobilizados e prometem novas greves nos próximos meses caso o governo do estado não recue sobre os planos de privatização das empresas públicas.
Em votação após assembleia nesta terça-feira, quase 3 mil servidores decidiram pelo encerramento da greve e retomada das atividades a partir de amanhã. Por outro lado, a maioria, 39%, votou para não haver nem assembleia e greve na semana que vem.
A Linha 9 até o momento não está funcionando normalmente. Uma falha elétrica entre as estações Morumbi e Cidade Universitária está impedindo a circulação no trecho. Até o momento, não há previsão de concerto