Brasil

Líder do PT defende novo projeto sobre criação de município

A ideia, segundo Humberto Costa (PT-PE), é manter o veto da presidente Dilma Rousseff sobre projeto que já foi aprovado anteriormente


	Humberto Costa (PT-PE): senador adiantou que, mesmo que acordo com deputados não seja alcançado, governo vai trabalhar para que veto seja mantido
 (Antonio Cruz/Abr)

Humberto Costa (PT-PE): senador adiantou que, mesmo que acordo com deputados não seja alcançado, governo vai trabalhar para que veto seja mantido (Antonio Cruz/Abr)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de fevereiro de 2014 às 19h35.

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT-PE), disse hoje (17) que a base do governo vai buscar um acordo com a Câmara dos Deputados em torno de um novo projeto de lei sobre a criação de municípios.

A ideia, segundo Costa, é manter o veto da presidente Dilma Rousseff sobre projeto que já foi aprovado anteriormente e que facilita a criação de municípios e discutir o assunto novamente em outro texto a ser apresentado no Congresso.

“Vamos trabalhar para criar um novo projeto que feche um pouco mais a possibilidade de serem criados novos municípios, mas que, ao mesmo tempo, dirija mais para as regiões Norte e Nordeste o surgimento de novas cidades”, explicou o líder.

O senador adiantou que, mesmo que o acordo com os deputados não seja alcançado, o governo vai trabalhar para que o veto seja mantido.

Humberto Costa esclareceu que, como o projeto que foi vetado é de iniciativa do Senado, se os senadores mantiverem o veto a matéria nem precisará ser analisada pela Câmara. Essa será a estratégia para garantir que o veto não seja derrubado.

Nesse caso, os governistas contariam até com o apoio de alguns oposicionistas. O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) disse que alguns senadores tucanos votaram contra o projeto quando ele foi aprovado e que a “coerência” manda que eles votem agora pela manutenção do veto. “Nós votamos contra o projeto porque entendemos que o Brasil não está em condição de ampliar estruturas e criar despesas. O Estado brasileiro tem que ser reduzido, crescemos demais. Por isso votamos contra esse projeto e obviamente a coerência nos recomenda votar a favor do veto”, disse.

Deputados e senadores vão se reunir amanhã (18) para analisar quatro vetos presidenciais em sessão do Congresso Nacional, às 19h. A votação obedece a resolução do Congresso que estabelece que os vetos deverão ser apreciados sempre nas terceiras terças-feiras de cada mês.

Acompanhe tudo sobre:GovernadoresPartidos políticosPolítica no BrasilPT – Partido dos TrabalhadoresSenado

Mais de Brasil

Estudo da CNC aponta que bets causam prejuízo bilionário ao comércio

Temporais voltam a atingir o Rio Grande do Sul e afetam mais de 16 mil pessoas

Quem está na frente nas pesquisas para prefeito de Porto Alegre da semana

Primeira-dama de João Pessoa teria participado de esquema para influenciar eleição, diz juíza