Brasil

Kassab faz minirreforma para ajudar campanha de Serra

Prefeito vai mudar o primeiro escalão de seu secretariado para ajudar a campanha do candidato tucano em São Paulo

São Paulo: Kassab reuniu-se na manhã de ontem com titulares de pastas para comunicar as mudanças (Lailson Santos/Veja)

São Paulo: Kassab reuniu-se na manhã de ontem com titulares de pastas para comunicar as mudanças (Lailson Santos/Veja)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2012 às 13h40.

São Paulo - O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), prepara mais uma minirreforma no primeiro escalão de seu secretariado para ajudar a campanha de José Serra (PSDB) na sucessão municipal. Kassab reuniu-se na manhã de ontem com titulares de pastas para comunicar as mudanças. Bebetto Haddad (Esportes), do PMDB, e Antonio Carlos Malufe (Relações Governamentais), do PSD, devem deixar os cargos em data a ser definida.

Além deles, o ex-vice-presidente da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab), Ricardo Montoro, que havia deixado o posto para se candidatar a vereador, também deve integrar o staff da campanha serrista.

Malufe e Montoro devem assumir papéis estratégicos no time de Serra. O atual secretário de Relações Governamentais será o responsável pela campanha dos principais candidatos a vereador da coligação - grupo que inclui os atuais parlamentares e potenciais puxadores de voto, como Andrea Matarazzo e Mario Covas Neto. Já Montoro, a convite de Serra, deve trabalhar ao lado do coordenador da equipe tucana, Edson Aparecido.

A função de Bebetto na campanha ainda não foi definida. Sua entrada na equipe joga um peemedebista na campanha de Serra - o que pode evidenciar divergências no PMDB e constranger o candidato da sigla, Gabriel Chalita, que faz críticas contundentes à gestão Serra/Kassab.

Ex-presidente do PMDB paulistano e ligado ao ex-governador Orestes Quércia, Bebetto, porém, virou desafeto no partido após a chegada de Chalita. Ele se negou a abandonar a gestão Kassab como o partido queria para dar liberdade a Chalita para criticar o prefeito. Bebetto resistiu mesmo sob pressão do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), e do diretório estadual da legenda. Ele sofreu retaliações: acordos políticos firmados por ele foram desfeitos pela executiva estadual.

O ex-deputado federal Walter Feldman (PSDB) é cotado para assumir a secretaria de Esportes. Ele já comandou a pasta e foi enviado por Kassab a Londres para acompanhar, em 2011, a preparação da cidade inglesa para os Jogos Olímpicos que ocorrem neste mês. Na época, Feldman enfrentava resistências dentro do PSDB por ter apoiado a campanha pela reeleição do atual prefeito, em 2008.

Quando se concretizar, esta será a terceira troca de comando nas secretarias de Kassab em função das eleições de outubro. Outras duas ocorreram em abril e junho, por causa dos prazos de desincompatibilização eleitoral exigidos pela Justiça para candidatos a vereador e a vice-prefeito.

O prefeito já havia exonerado o nome escolhido para vice de Serra, Alexandre Schneider (Educação), a atual vice, Alda Marco Antonio (Assistência Social), Miguel Bucalem (Desenvolvimento Urbano) e Marcos Cintra (Desenvolvimento Econômico e Trabalho) - todos do PSD -, Eduardo Jorge (Verde e Meio Ambiente) e Marcos Belizário (Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida) - ambos do PV.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEleiçõesEleições 2012Gilberto KassabJosé SerraMetrópoles globaisOposição políticaPartidos políticosPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPrefeitosPrefeiturasPSDBsao-paulo

Mais de Brasil

Em SP, 65.000 seguem sem luz e previsão é de chuva para a tarde deste domingo

Sobe para 41 número de mortos em acidente em Minas Gerais

Avião cai em Gramado, na Serra Gaúcha, e não deixa sobreviventes

São Paulo tem 88 mil imóveis que estão sem luz desde ontem; novo temporal causa alagamentos