Brasil

Justiça volta a adiar julgamento sobre obras de Belo Monte

Hidrelétrica está sendo construída no Pará, mas sofre críticas da população indígena local e é alvo de ação do Ministério Público Federal (MPF)

Julgamento foi adiado por tempo indeterminado a pedido da desembargadora Maria do Carmo Cardoso (Paulo Jares/VEJA)

Julgamento foi adiado por tempo indeterminado a pedido da desembargadora Maria do Carmo Cardoso (Paulo Jares/VEJA)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de outubro de 2011 às 20h26.

Brasília - O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) decidiu nesta quarta-feira adiar pela segunda vez o julgamento contra as obras da hidrelétrica de Belo Monte, que está sendo construída no Pará, mas sofre críticas da população indígena local e é alvo de ação do Ministério Público Federal (MPF).

O julgamento foi adiado por tempo indeterminado a pedido da desembargadora Maria do Carmo Cardoso, após o desembargador Fagundes de Deus votar contra a causa dos índios, que acusam o Governo de não tê-los consultado devidamente sobre a construção antes de aprová-la, tal como determina a Constituição.

Na segunda-feira da semana passada, primeiro dia de votações, a desembargadora Selene Almeida se pronunciou a favor dos índios, alegando que, embora não inunde terras indígenas, a represa afetará os povos locais 'de forma irreversível' por condicionar a navegação, causar desmatamento e degradar o meio ambiente.

A polêmica hidrelétrica começou a ser construída em março passado no rio Xingu, afluente do Amazonas, no município de Altamira (Pará), ao custo de US$ 10,6 bilhões.

A obra também é alvo de um processo na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) - vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA) -, que determinou a suspensão imediata das obras pelos danos irreparáveis na região amazônica, onde inundará 516 quilômetros de floresta e deslocará 50 mil moradores.

A CIDH tinha previsto realizar nesta quarta-feira uma reunião de trabalho sobre o assunto, da qual o Governo brasileiro se recusou a participar. 

Acompanhe tudo sobre:Belo MonteEnergia elétricaHidrelétricasParáUsinas

Mais de Brasil

Após jovem baleada, Lewandowski quer acelerar regulamentação sobre uso da força por policiais

Governadores avaliam ir ao STF contra decreto de uso de força policial

Queda de ponte: dois corpos são encontrados no Rio Tocantins após início de buscas subaquáticas

Chuvas intensas atingem Sudeste e Centro-Norte do país nesta quinta; veja previsão do tempo