Brasil

Justiça liberta mais um preso na operação que levou Temer à prisão

Carlos Jorge Zimmermann estava preso em caráter temporário, diferentemente dos outros oito presos na operação, cuja reclusão é preventiva

Prisão de Temer: ex-presidente terá habeas corpus julgado nesta quarta-feira (27) (Ricardo Moraes/Reuters)

Prisão de Temer: ex-presidente terá habeas corpus julgado nesta quarta-feira (27) (Ricardo Moraes/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 25 de março de 2019 às 06h22.

A desembargadora Simone Schreiber, plantonista do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, determinou na tarde deste domingo, 24, a libertação de Carlos Jorge Zimmermann. Foi o segundo preso da Operação Descontaminação a ter o pedido de habeas corpus acatado. Na ação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, na semana passada, foram levados à cadeia o ex-presidente Michel Temer, o ex-ministro Moreira Franco e outras oito pessoas.

No despacho, a desembargadora estende a Zimmermann a decisão que libertou ontem Rodrigo Castro Alves Neves. Os dois foram presos em caráter temporário, diferentemente dos outros oito presos na operação, cuja reclusão é preventiva. Eles são acusados de receber recursos da Eletronuclear por meio de contratos fictícios e repassar para o ex-presidente.

A desembargadora entendeu que prisões temporárias e preventivas para efeito de interrogatório de investigados, conforme justificado pelo juiz Marcelo Bretas, são inconstitucionais. Para ela, ferem igualmente os princípios de não autoincriminação e de presunção de inocência.

Acompanhe tudo sobre:Michel TemerOperação Lava JatoMoreira FrancoEngevix

Mais de Brasil

STF valida aumento de pena por crimes contra a honra de agentes públicos

Como funciona a correção da redação do Enem? Debates nas redes acendem alerta para mudança de regras

Kassab filia seis dos oito deputados estaduais do PSDB em São Paulo

Deputado apresenta projeto para proibir redes sociais a menores de 16 anos