Brasil

Brasil ficará grudado à televisão, diz Financial Times sobre Lula

Para cobrir o julgamento na capital gaúcha, cerca de 300 jornalistas se credenciaram, dos quais 54 são correspondentes internacionais

Lula: mídia internacional repercute o julgamento do ex-presidente (Ricardo Moraes/Reuters)

Lula: mídia internacional repercute o julgamento do ex-presidente (Ricardo Moraes/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 24 de janeiro de 2018 às 08h07.

Última atualização em 24 de janeiro de 2018 às 09h00.

São Paulo - A poucas horas do julgamento em segunda instância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) em Porto Alegre, o caso é mencionado nesta quarta-feira, 24, nos sites de alguns dos principais jornais do mundo.

Para cobrir o julgamento na capital gaúcha, cerca de 300 jornalistas se credenciaram, dos quais 54 são correspondentes internacionais.

O "Financial Times", por exemplo, afirma que o "Brasil ficará grudado à televisão" nesta quarta-feira para acompanhar o que descreveu como "o julgamento do século" no País.

O jornal britânico ressalta que a ambição de Lula de concorrer à eleição presidencial poderá ser frustrada se a condenação ao ex-presidente for mantida.

Os sites dos norte-americanos "New York Times" e "Washington Post" trazem matéria da Associated Press afirmando que o "futuro de Lula depende de um apartamento numa cidade decadente", referindo-se ao tríplex no Guarujá que, segundo denúncias, pertenceria ao ex-presidente.

O jornal publicou artigo do codiretor do Center for Economic and Policy Research, Mark Weisbrot, em que diz que as provas contra Lula estão muito abaixo do padrão que seria usado seriamente no sistema judicial dos Estados Unidos.

O espanhol "El País", por sua vez, diz em sua página que a decisão judicial de hoje sobre Lula marcará "o futuro político do Brasil".

Já o argentino "La Nación" destaca em seu site que Lula - que tem figurado como favorito nas pesquisas para a eleição presidencial - promete lutar "até a morte". O julgamento está previsto para começar às 8h30 (de Brasília).

Acompanhe tudo sobre:JustiçaLuiz Inácio Lula da SilvaMídia

Mais de Brasil

Em Porto Alegre, Defesa Civil alerta para risco de novos temporais com ‘ventos intensos’ e granizo

Ministério da Saúde amplia vacinação contra dengue; veja nova faixa etária

Reviravolta em julgamento sobre 'sobras eleitorais' pode anular eleição de sete deputados; entenda

Privatização da Sabesp será concluída em 22 de julho; veja os mais cotados para vencer a disputa

Mais na Exame