Bolsonaro: relator votou pela condenação do ex-presidente (EVARISTO SA/AFP/Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 29 de junho de 2023 às 00h01.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma nesta quinta-feira, 29, às 9h, o julgamento de uma ação que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível.
Este é o terceiro dia do julgamento da ação do PDT contra o ex-presidente. A primeira sessão foi marcada pela leitura do relatório do corregedor-geral eleitoral, Benedito Gonçalves.
Na terça-feira, a segunda sessão marcou o voto de Gonçalves para tornar o Bolsonaro inelegível pelos próximos oito anos, a contar de 2022. Ao defender a condenação, o relator da ação disse que há evidências de que Bolsonaro cometeu crime de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
O motivo é a reunião com embaixadores realizada no Palácio do Alvorada em julho de 2022, quando o então presidente levantou, sem provas, suspeitas sobre o sistema eleitoral e a parcialidade de magistrados.
Nesta quinta-feira, o julgamento será retomado com o voto do ministro Raul Araújo.
A terceira sessão plenária do Tribunal Superior Eleitoral que irá pautar a ação contra Bolsonaro será transmitida pelo canal do Youtube da Justiça Eleitoral.