Brasil

Juiz manda DF retomar aulas presenciais em creches e escolas públicas

Desde o início da pandemia, o Distrito Federal registrou 208 mil casos de covid-19 e mais de 3,6 mil mortes pela doença

Juiz ornou o governo distrital a retomar as aulas presenciais  (Veronique de Viguerie/Getty Images)

Juiz ornou o governo distrital a retomar as aulas presenciais (Veronique de Viguerie/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 24 de outubro de 2020 às 11h24.

O juiz Renato Scussel, da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal, ordenou o governo distrital a retomar as aulas presenciais nas creches e escolas públicas de ensino infantil, fundamental e médio. Um plano de retorno de forma escalonada deverá ser elaborado em até cinco dias e o processo de volta às aulas deverá ser concluído em até 20 dias. A decisão foi proferida em ação civil pública apresentada pelo Ministério Público.

Desde o início da pandemia, o Distrito Federal registrou 208 mil casos de covid-19 e mais de 3,6 mil mortes pela doença.

Segundo o magistrado, a Constituição Federal determina o dever do Estado em assegurar o direito de acesso à educação. "Sob este enfoque, o direito visa a uma prestação de fazer do Estado para que seja garantida a retomada das aulas presenciais para todas as crianças e adolescentes da rede pública de ensino do Distrito Federal, assegurando-lhes o direito precípuo de educação", apontou.

O juiz destacou a decisão do governo em reabrir o comércio, alegando a 'normalização das atividades' com a retomada de cultos religiosos e até a realização de espetáculos públicos. Para Scussel, não é 'justo e nem tampouco lícito' que crianças e adolescentes do sistema público 'sejam tolhidos no seu direito precípuo de educação'.

Scussel também destacou que o governo distrital já lançou recomendações sanitárias que garantiriam o funcionamento das atividades escolares em meio à pandemia e que é necessário 'garantir a prioridade da preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas e com destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude'.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusEscolas

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP